Bella: Brasil segue sendo líder no ranking de assassinatos da população LGBT - Luiz Santana/ALMG
LEGISLATIVO

MG: Prevenção ao suicídio LGBT+ empaca entre deputados

Projeto de programação de conscientização está há quase um ano aguardando parecer

Ezatamentchy Publicado em 20/05/2024, às 12h27

Já faz quase um ano que Minas Gerais não caminha com a inclusão no calendário Oficial do Estado de Minas Gerais a Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio de Pessoas LGBTs. A última movimentação da proposta Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais foi em 10 de julho de 2023.


A iniciativa da deputada Bella Gonçalves (PSol) está atualmente aguardando parecer na Comissão de Constituição e Justiça da Casa e diz que a Semana será “celebrada, anualmente, na semana do dia 10 de setembro”. Prevê que “instituições públicas promoverão debates, palestras, seminários, audiências públicas, propagandas publicitárias e distribuição de folhetos informativos e explicativos”.

“A criação de uma campanha permanente de enfrentamento à LGBTfobia no Estado de Minas Gerais dará fundamental contribuição no que tange a essa temática"


A deputada destaca em sua justificativa que “wsta luta por direitos, visibilidade e enfrentamento às violências são históricas para a população LGBT no Brasil e no mundo”, adicionando que “em 2022, a LGBTfobia mata e fez 273 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ - 228 foram assassinatos, 30 suicídios e 15 outras causas, como morte decorrente de lesões por agressão”.


Bella lembrou também que “os dados ainda são alarmantes, pois mesmo com a LGBTfobia sendo tipificada na lei do racismo, o Brasil segue sendo líder no ranking de assassinatos da população LGBT em todo o mundo. Nesse sentido, o Poder Público, especificamente o Poder Legislativo, no uso de suas atribuições e em defesa desta população, tem como dever o combate a todo tipo de discriminação”.

 

 

Por Ezatamentchy 

 

Leia também

Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil