Museus de São Paulo se juntam para contar histórias de pessoas LGBTQIAPN+ - Freepik
Histórias

Museus de São Paulo se juntam para contar histórias de pessoas LGBTQIAPN+

O Museu da Diversidade Sexual e o Museu da Pessoa se uniram em um novo propósito

Máxima Digital Publicado em 24/08/2023, às 15h00

O Museu da Diversidade Sexual e o Museu da Pessoa tiveram uma nova iniciativa. Juntas, as instituições se uniram no projeto 'Vivências LGBTQIAPN+', que busca contar histórias de pessoas da comunidade. 

A ideia do projeto especial, que foi oficializado em abril e acontecerá até o fim do ano, é que pessoas LGBTQIAPN+ possam contar suas vivências e sejam enaltecidas.

No decorrer da iniciativa, histórias de membros da comunidade, que residem em São Paulo e na região metropolitana, serão registradas, considerando critérios de interseccionalidade de raça/etnia, gênero, idade, classe e localização geográfica.

Durante as entrevistas, serão abordados enfoques em que falem sobre os motivos dessas pessoas terem vindo à São Paulo e, também, haverá um número de grupos considerável de pessoas invisibilizados na sigla, como pessoas agênero e não-binárias.

"Ser agente na salvaguarda das histórias e das memórias das pessoas das comunidades LGBTQIAPN+ é uma das principais ações do Museu da Diversidade Sexual. Uma atuação, cuja parceria com o Museu da Pessoa, vem para somar forças", disse Khadyg Fares, pesquisadora do Museu da Diversidade Sexual.

"O projeto Vivências LGBTQIAPN+ fortalece a importância de incluir diversas perspectivas e vivências na construção do conhecimento histórico, proporcionando uma representação mais rica e inclusiva da comunidade LGBTQIAPN+", falou Lucas Torigoe, coordenador de pesquisa do Museu da Pessoa.

 

Leia também

Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil