Noel Herpe, além de historiador, é cineasta, ator e crítico de cinema - Divulgação
CULTURA

Noel Herpe ministra masterclass sobre travestis no cinema

O historiador francês explora a imagem da travesti no cinema mundial em evento entre 10 e 17 de setembro

Ezatamentchy Publicado em 14/08/2024, às 10h57

O historiador de cinema e escritor francês Noel Herpe estará no Brasil em setembro para uma série de masterclasses sobre a história e a imagem da travesti no cinema mundial. O evento será em quatro cidades: Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, e é baseado em seu novo livro, “Travestissons-nous”, lançado na França em março deste ano.

As masterclasses terão duração de uma hora e meia e incluirão a exibição do filme “É o Homem”, dirigido por Herpe, seguido de uma palestra que abrirá espaço para um diálogo sobre a representação das travestis na sétima arte. O evento é uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre a diversidade no cinema, abordando a presença e a representação de personagens trans e travestis.

Mon film "C'est l'homme" est enfin visible sur internet ! Suspense et frissons garantis... http://t.co/L3tnDtVmfm pic.twitter.com/CPouLUmcNz

— Noël Herpe (@NolHerpe) November 17, 2014
O trabalho de Herpe é conhecido por sua ênfase na diversidade e nas questões LGBTQIA+. Em um cenário cinematográfico historicamente dominado por narrativas heteronormativas, Herpe busca destacar outras performatividades, trazendo à tona grupos como o queer, que muitas vezes foram marginalizados. Sua análise histórica e crítica investiga como a imagem da travesti foi construída no cinema ao longo dos anos

Noel Herpe, além de historiador, é cineasta, ator e crítico de cinema. Com vasta trajetória acadêmica e artística, ele é professor de cinema na Universidade de Paris - VIII e já lecionou na Universidade de Chicago e na Universidade de Caen. Herpe também é autor de mais de trinta livros, incluindo uma biografia do cineasta Eric Rohmer, importante figura da nouvelle vague do cinema francês.

A programação das masterclasses inclui apresentações em Recife, no dia 10 de setembro; Salvador, no dia 12 de setembro; Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro; e São Paulo, nos dias 16 e 17 de setembro. Em São Paulo, as sessões serão realizadas na Universidade de São Paulo (USP) e no cinema Belas Artes, oferecendo ao público a chance de explorar o tema com um dos maiores especialistas da área.

Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador