Leandro (esq.) em parceria com Padre Júlio Lancellotti - Arquivo pessoal
RELIGIÃO

A nova liderança evangélica inclusiva e a essencial caridade

Máxima começa série sobre o olhar mais humano dos evangélicos, ensinando muito mais do que versículos bíblicos

Ezatamentchy Publicado em 06/06/2024, às 13h16

Por Artur Vieira*

Existe uma ascensão das igrejas evangélicas inclusivas no Brasil, ainda desconhecida da grande parte da nossa comunidade LGBT+. As pessoas que se interessam ou fazem parte do movimento ou da religião evangélica conhecem essa teologia que inclui os direitos das pessoas da nossa comunidade em fazer parte sem precisar sofrer preconceito por sua orientação sexual ou identidade de gênero. 

E um dos nomes que mais tem sido o rosto dessa nova liderança de pastores evangélicos gays é Leandro Rodrigues, 42 anos, paulistano, casado, que há quatro anos lidera não apenas uma, mas duas igrejas com essa vertente de incluir LGBT+. Uma na Barra Funda, na capital paulista, e outra no Centro de Sorocaba (SP), a Habitar. E essa representatividade e destaque que Leandro têm alcançado ecoam inclusive dentro da igreja evangélica tradicional, já que é convidado a estar presente entre vários nomes já conhecidos por evangélicos Brasil afora, como: Ed Rene Kivitz, Henrique Vieira, Eleni Rangel entre outros. 
Leandro há quatro anos lidera não apenas uma, mas duas igrejas

E o que elevou o nome do pastor e de sua igreja têm sido o diferente trabalho de ação social que tem desenvolvido desde de 2020, de forma ininterrupta, todas as quartas-feiras, não apenas para levar alimento a pessoas em situação de rua da capital paulista, mas também as variadas campanhas para dar mais dignidade para essas pessoas. Seja ações como a linda campanha de distribuição de maquiagens para trans e travestis em situação de rua ou a recorrente distribuição de roupas, calçados, cobertores, cestas-básicas e também kits de higiene pessoal. Tudo isso pelo Projeto Fase de Ação Social (Fase é sigla para Fome, Amor, Sede e Esperança). 

O Fase é ligado à Igreja Habitar e atende pessoas em situação de vulnerabilidade social com a participação de voluntários LGBT+ e também por meio de parcerias inter-religiosas; entre elas, com o Padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, que semanalmente envia centenas de pães produzidos por sua própria paróquia para serem doados em parceria com a Igreja Habitar.

“ Eu nunca recebi nenhuma ajuda ou doação para meu projeto de ação social de nenhum pastor evangélico: seja ele tradicional ou inclusivo. Mas já recebi de um líder da religião de matriz africana e de um padre! ” Comenta Leandro Rodrigues. 
“Para muitas igrejas não é atrativo dar comida aos pobres, não é rentável!”

Mesmo sem nenhum apoio de outros líderes de sua própria religião, Leandro Rodrigues e sua comunidade de fé têm feito um notável trabalho de acolhimento e inclusão que vai além dos templos de sua igreja. Para o pastor, é impossível querer falar sobre as escrituras sagradas ou ‘pregar o evangelho' sem antes matar a fome das pessoas. Ele garante que a intenção é estender a mão, independente se aquela pessoa irá se tornar membro de sua igreja ou não.

Porta-voz
Ele tem sido esse porta-voz, não apenas para ensinar outros líderes de como fazer um trabalho de inclusão completo, abrangendo também o social, mas como também dialogar com outras lideranças, já que tem sido um dos poucos e raros nomes do meio inclusivo a ser convidado para debater, palestrar e ensinar sobre a teologia inclusiva/afirmativa no meio dos tradicionais. Recentemente participou da semana de atualização teológica da Cebep e vários outros convites têm sido feitos.

Com o também pastor Ed Rene Kivitz
 
 
Ao invés de focar a atenção de seus membros em investir num templo mais suntuoso ou equipamentos de som e luz de última geração, a Igreja Habitar cada vez mais se propõe a ajudar pessoas, dar apoio e suporte não só espiritual, mas também humanitário. E foi fácil perceber isso durante toda minha entrevista com o pastor Leandro, onde sua preocupação em todo tempo estava em revelar um Cristo que está muito além de um púlpito.

Instagram Igreja: @ighabitarsp
Instagram Projeto Social: @faseacaosocial 

*Artur Vieira é um cristão, gay e jornalista que trabalha com o público LGBT+ desde 2013 na internet com o perfil @devoltaaoreino 
Por Ezatamentchy 

 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador