A 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de BH é co-realizada pelo Cellos-MG e pela Prefeitura de Belo Horizonte - Reprodução
PARADAS

Parada do Orgulho LGBT+ de BH celebra 25 anos com nova rota

Evento terá palco 360°, seis trios elétricos e áreas acessíveis

Ezatamentchy Publicado em 04/07/2024, às 10h08

A 25ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belo Horizonte, marcada para 21 de julho, promete inovações. A concentração e o percurso do cortejo foram alterados, e a manifestação contará com mais de 50 atrações em um palco 360° e seis trios elétricos acompanhando a caminhada pela Afonso Pena. Haverá também áreas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Com o tema “Parada 25 anos: Celebrar as Conquistas, Reafirmar a Luta!”, o trajeto deste ano rememora a primeira edição em 1998, idealizada por Soraya Menezes, com concentração na Praça Sete e caminhada pela Afonso Pena. "Quando decidimos o tema, nosso objetivo era celebrar os 25 anos de Parada, lembrando que não é um evento, mas uma manifestação popular em busca de direitos e cidadania", afirma Maicon Chaves, presidente do Cellos-MG. "É preciso recordar que os direitos conquistados foram frutos de muita luta e mobilização. Permanecer na luta é essencial para garantir nossos direitos."

 


Uma das novidades deste ano é a transmissão ao vivo pela internet. As apresentações dos artistas, das 12h às 17h, também serão exibidas em telões, facilitando o acompanhamento do público em qualquer ponto das vias.

Um dos trios da militância, considerado o maior do mundo, conta com acessibilidade e tradução em Libras, uma tradição da Parada de BH, que será mantida e ampliada para as atividades da jornada pela cidadania LGBTQIA+. O cortejo começará às 17h e se dispersará às 22h na Praça Sete.

A 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de BH é co-realizada pelo Cellos-MG e pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com patrocínio do Sindicato dos Bancários de BH e região, AccorHotels e Conselho Regional de Psicologia. O evento também conta com o apoio das deputadas estaduais Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Lohanna França (PV).

25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belo Horizonte: 21 de julho (domingo)
Horário: 12h às 17h (Apresentações) / 17h (Cortejo)
Local: Cruzamento das avenidas Afonso Pena e Brasil, Centro, Belo Horizonte

Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador