"Uma travesti como eu faz parte deste projeto como mentora de outras mulheres" - Reprodução/Instagram
SAÚDE

Pesquisadora travesti brasileira atua como mentora em conferência da IAS

Evento com presença queer fortalece rede de mulheres na ciência durante Conferência Internacional de Aids

Ezatamentchy Publicado em 01/08/2024, às 15h34

Na 25ª edição da Conferência Internacional de Aids, realizada em Munique, Alemanha, a Sociedade Internacional de Aids (IAS) organizou um espaço de mentoria para meninas e mulheres na ciência. A iniciativa contou com a participação de Alícia Krüger, assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, que destacou o marco histórico de ser a primeira travesti a atuar como mentora no evento, uma conquista para a comunidade LGBT+.

"Estou emocionada porque, pela primeira vez, uma mulher trans, uma travesti como eu, faz parte deste projeto como mentora de outras mulheres e meninas na ciência. Hoje, alcançamos o reconhecimento de uma travesti como mulher na ciência", afirmou Krüger.

 


O programa de mentoria incluiu outras profissionais renomadas, como Sharon Lewin, presidente da IAS; Reena Rajasuriar, da Universidade da Malaya, Malásia; e Brenda Crabtree, do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, México. Crabtree enfatizou a importância da representatividade feminina na ciência, destacando que exemplos inspiradores ajudam a superar desafios pessoais e profissionais.

Ruramai Lissa Chisango, farmacêutica da África do Sul, participou do evento como mentoreada e sublinhou a importância de uma perspectiva feminina na orientação de políticas e estratégias para o HIV. "Às vezes, no mundo dos homens, é difícil entender questões que enfrentamos como mulheres, como a discriminação. Participar dessa mentoria foi inspirador e reforçou minha confiança", comentou.

A iniciativa da IAS proporciona um espaço valioso para a troca de experiências entre mulheres estabelecidas na área e aquelas iniciando suas carreiras, com o objetivo de fortalecer a liderança feminina na pesquisa sobre HIV.

Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador