As próximas vagas do programa devem ser abertas em setembro - Governo do Acre/Reprodução
DIREITOS

Programa passa a aceitar inscrições de travestis em cursos no Acre

A decisão ocorre após intervenção do Ministério Público Federal no estado

Ezatamentchy Publicado em 27/08/2024, às 09h58

O Programa 'Mulheres Mil', que oferece cursos profissionalizantes no Acre, passou a aceitar inscrições de mulheres trans após atuação do Ministério Público Federal (MPF-AC). Em julho, o MPF questionou o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) sobre um possível impedimento para a inscrição de mulheres trans nos cursos oferecidos pelo programa, executado pelo instituto e vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O Ieptec respondeu que houve falhas de comunicação e orientações iniciais para matricular apenas pessoas que já haviam comprovado documentalmente a alteração de nome e gênero. Após o questionamento, o instituto corrigiu a situação e orientou as equipes a efetivar as matrículas de mulheres trans que utilizem o nome social, conforme garantido pela legislação federal e estadual.

 


O procurador da República, Lucas Costa Almeida Dias, destacou a importância de assegurar os direitos das pessoas transgênero na administração pública, conforme previsto no Decreto nº 8.727/2016 e na Lei nº 3.355/2017. Ele também ressaltou a necessidade de evitar constrangimentos que possam se transformar em violência institucional contra a comunidade LGBTQIA+.

As próximas vagas do programa 'Mulheres Mil' devem ser abertas em setembro, com cursos em diversos municípios do Acre. As inscrições serão divulgadas nas redes sociais do Ieptec e no site do governo estadual, e poderão ser realizadas pelas travestis presencialmente nos centros que executarão os cursos.

Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador