- Reprodução/Instagram
AGENDA

Projeto VoteLGBT volta ao Distrito Federal com o Bonde LGBT+

Uma das principais ações é o "Mapa LGBT+", uma iniciativa colaborativa que visa aumentar o acesso da população LGBT+

Ezatamentchy Publicado em 25/07/2024, às 11h10

O projeto "VoteLGBT" retorna ao Distrito Federal com a iniciativa "Bonde LGBT+", buscando fortalecer o ecossistema LGBT+ local e aumentar a representatividade política da comunidade a médio e longo prazo. Diversas ações estratégicas serão realizadas para promover a visibilidade e o engajamento político da população LGBT+ do DF.

Uma das principais ações é o "Mapa LGBT+", uma iniciativa colaborativa que visa aumentar o acesso da população LGBT+ a espaços e recursos locais. O mapa online, categorizado por cultura, sociabilidade, religião, esporte e política, será lançado no fim do mês com acesso gratuito. Qualquer pessoa pode contribuir preenchendo o formulário clicando aqui.

Outro destaque é a realização de uma pesquisa durante a Parada da Diversidade do DF, no dia 28 de julho. Reconhecendo a parada como um espaço privilegiado de articulação política, a pesquisa busca entender melhor as necessidades e desafios enfrentados pela população LGBT+ local.

"O Bonde LGBT+ é uma das nossas iniciativas mais estratégicas e dinâmicas. Com a sua chegada ao DF, nossa expectativa é não só evidenciar a riqueza e diversidade das comunidades LGBT+ locais, mas também fortalecer as bases para uma participação política mais ativa e representativa. O Distrito Federal é uma região de intensa luta e resistência, e estamos aqui para amplificar essas vozes, colaborando com instituições locais para transformar esse engajamento em ocupação dos espaços de poder e tomada de decisão", declara Gui Mohallem, da Diretoria Executiva do VoteLGBT.

 


Durante sua passagem no DF, o projeto Bonde LGBT+ promoverá um diagnóstico de lideranças locais, fortalecendo conexões com atores e instituições políticas. Esse esforço visa mapear as potências e os desafios para uma efetiva participação na política institucional pelas lideranças LGBT+. Além disso, a organização promove o festival de curtas-metragens "LGBTflix" (flix.votelgbt.org), dedicado a produções brasileiras de temática LGBT. O festival visa estimular a produção de vídeos que contem as histórias de liderança das pessoas LGBT+ do Distrito Federal, com prêmios para os vídeos mais votados.

Parceria com o Distrito Drag
A organização parceira do VoteLGBT no DF é o Distrito Drag, um coletivo de artistas drags criado em outubro de 2017. O Distrito Drag é um espaço de auto-organização e autoformação de artistas, que visa produzir e difundir a cultura LGBTI a partir da arte transformista, participando ativamente da cena cultural do Distrito Federal e do Brasil. O coletivo defende abertamente a luta por mais arte e cultura, pela promoção da livre orientação sexual, da livre identidade de gênero e dos direitos humanos de pessoas LGBTI, contra o racismo e todos os tipos de violência.
 
Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador