Pois é... - Reprodução
INTOLERÂNCIA

Ratinho enfrentará processo por incitação à homofobia no SBT

Apresentador é acusado de incitar homofobia ao criticar Parada LGBTQIA+ em seu programa; defesa não se pronuncia

Ezatamentchy Publicado em 16/08/2024, às 09h43

O apresentador Carlos Massa, conhecido como Ratinho, será processado na Justiça Federal sob acusação de incitação à homofobia, após comentários feitos em seu programa no SBT, informpu o F5. A decisão foi tomada pela 2ª Vara Criminal de Osasco (SP), que acatou parecer do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), mas transferiu o caso para a Justiça Federal. A denúncia foi feita pelo ativista Agripino Magalhães.

O caso teve início em 26 de junho de 2023, quando Ratinho, durante uma transmissão ao vivo, criticou a realização da Parada Gay na Avenida Paulista, em São Paulo. Em sua fala, o apresentador afirmou que o evento deveria ocorrer em outro local, sugerindo o sambódromo, e referiu-se à Parada como "um carnaval dos viados e das sapatão", defendendo que a Avenida Paulista deveria ser reservada "para as famílias".

As declarações de Ratinho geraram repercussão e levaram à abertura de um inquérito policial. Em depoimento, prestado em 22 de março de 2024, o apresentador afirmou que não teve intenção de ofender ninguém e que apenas expressou sua opinião pessoal sobre o local do evento, citando a proximidade de hospitais na região da Paulista como uma de suas preocupações. Ele se disse surpreso por ter que responder judicialmente por suas declarações.

De acordo com a legislação brasileira, casos de homofobia são equiparados ao crime de racismo e, portanto, julgados em varas federais, com penas que variam de um a três anos de prisão. Ainda não há data marcada para o julgamento de Ratinho. Procurado para comentar a decisão judicial, o apresentador, por meio de sua assessoria, informou que não se pronunciará sobre casos em andamento na Justiça.
Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador