"Tive de enfrentar e tomar uma decisão." - Reprodução
ESPORTES

Rugby: Campbell Johnstone fala de desafios de assumir homossexualidade

Ex-jogador dos All Blacks fala sobre dificuldades e receios no documentário 'We All Play'

Ezatamentchy Publicado em 18/07/2024, às 12h15

No mundo do desporto, são raros os casos de atletas que assumem a sua homossexualidade durante a carreira. Campbell Johnstone, ex-jogador de rugby internacional pela Nova Zelândia, revelou ser gay apenas após encerrar sua trajetória profissional. Um ano depois dessa revelação, Johnstone compartilhou suas experiências no documentário 'We All Play', da RakutenTV, que trata da inclusão da comunidade LGBTQIA+ no esporte.

Johnstone, que assumiu ser homossexual uma década depois de se aposentar, explicou as dificuldades que enfrentou e o medo de que sua orientação sexual pudesse prejudicar sua carreira. "Quando percebi que era gay, assustava-me que pudesse desviar do meu objetivo. Pensava que acabaria com a minha carreira porque, na minha cabeça, ser gay e All Black não era compatível", afirmou.

Em janeiro do ano passado, Johnstone tornou-se o primeiro ex-internacional neozelandês a assumir publicamente sua homossexualidade. Durante sua carreira, sentia-se pressionado a manter a imagem de um All Black como um homem forte, heterossexual e resistente. A decisão de não se assumir publicamente foi difícil e trouxe consequências pessoais significativas. "Quando ia a um bar e vinham-me pensamentos à cabeça, guardava-os e depois enterrava-os e simplesmente esquecia. Não era bom para mim e acabava por explodir. Tive de enfrentar e tomar uma decisão. Nesse momento pensei em duas: deixar o rugby ou contar a alguém."

Johnstone encontrou apoio nos pais, o que ajudou a reduzir sua ansiedade. "Depois de falar com eles, a ansiedade diminuiu. Então pensei: 'Talvez tenha de ir pouco a pouco e contar a mais alguém para reduzir o nível de ansiedade'". O ex-jogador se aposentou do rugby em 2012, após passagens pelo Canterbury, Crusaders e Biarritz. Ele representou os All Blacks em três ocasiões.

Por Ezatamentchy 

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador