PLP 150/2021 é de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) - Agência Senado/Reprodução
DIREITOS

Senado avança na proteção à população LGBT+ encarcerada

A matéria de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) retornará para análise em plenário

Ezatamentchy Publicado em 16/05/2024, às 11h06

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou na terça-feira (14/5) emenda de plenário ao projeto de lei complementar que cria mecanismos de proteção à população LGBT+ encarcerada. Agora, a matéria retorna para análise em plenário. A emenda já havia sido aprovada no último mês na Comissão de Direitos Humanos (CDH). 
 
O PLP 150/2021, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), altera o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen — Lei Complementar 79/1994) para determinar a construção ou adaptação de alas prisionais para a comunidade LGBTQIA+ encarcerada, em quantidade apropriada e respeitada a autonomia de declaração de identidade.  
 
A emenda, sugerida pelo senador Weverton (PDT-MA), determina que as celas destinadas a essa parcela da população encarcerada devem ter iguais condições de salubridade que as outras alas. O senador explica que a medida evita que os espaços sejam usados como forma de discriminação, ao destinar espaços insalubres especificamente para a população LGBT+. 
 
O texto propõe, com os recursos do Funpen destinados ao sistema penitenciário nacional, a capacitação dos profissionais do sistema prisional, sobre direitos humanos e igualdade, seja em relação à questão de gênero, religião, raça, etnia, orientação sexual e identidade de gênero.   
 
A proposição também menciona, como condição para que estados e municípios recebam repasses do Fupen, a publicação de relatório anual sobre as atividades de combate à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, incluindo casos de violência dentro do sistema prisional. 
 
 
Por Ezatamentchy 

Leia também

Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil