O curso, iniciado em 16 de julho, é ministrado pelos professores de dança Ricardo Vilas Boas e Raiane Félix - Divulgação
SERVIÇOS

Tem curso gratuito de forró para o público queer em São Paulo

Iniciativa promove inclusão e celebra diversidade através da dança no Centro Cultural São Paulo

Ezatamentchy Publicado em 26/07/2024, às 12h01

O grupo Forró Rainbow abriu inscrições para um curso de forró destinado ao público LGBTQIAPN+ no Centro Cultural São Paulo (CCSP). As aulas, gratuitas, acontecem todas as terças-feiras, a partir das 19h30, na Rua Vergueiro, ao lado da estação de Metrô Vergueiro, Linha 1-Azul. O curso, iniciado em 16 de julho, é ministrado pelos professores de dança Ricardo Vilas Boas e Raiane Félix.

Ricardo Vilas Boas tem mais de 10 anos de experiência em dança de salão, enquanto Raiane Félix está na dança há 3 anos. Eles afirmam que o objetivo do curso é “celebrar a diversidade através da dança”, promovendo inclusão, acolhimento, empoderamento, quebra de estereótipos, fortalecimento das relações sociais e conscientização para combater a discriminação.

 

“O forró, apesar de acolhedor, ainda não é totalmente inclusivo para o público LGBTQIAPN+. Muitas vezes, essas pessoas não se sentem bem-vindas em ambientes predominantemente heterossexuais”, explica Raiane Félix. “Estamos empolgados em oferecer aulas de forró inclusivas e acolhedoras para todos os amantes do forró, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero ou habilidade de dança”, acrescenta.

A dupla de dançarinos foi selecionada pela 4ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Forró para realizar o curso no CCSP. Esta iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e regulamentada por decreto desde 2019, visa reconhecer a contribuição e importância do forró para São Paulo. Originário de Pernambuco, o forró foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pela Unesco em 2021.

Forró Rainbow – Aulas de Forró para Todos!
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000, ao lado da Estação Vergueiro, Linha 1-Azul do Metrô
Quando: Terças-feiras, das 19h30 às 21h
Valor: Gratuito
Inscrições: O formulário de inscrição está disponível aqui.

Leia também

Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"


Diva: Lady Gaga é eleita a celebridade que mais impactou jovens LGBTQIA+


Sandra de Sá aparece seminua em Instagram ao lado da esposa


Cinemateca irá realizar premiére de documentário sobre imprensa LGBT+ no Brasil


Inclusão em eventos culturais: Como Dudu Barros está transformando a cena de Salvador