O cantor e compositor morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro e o corpo será velado no Theatro Municipal da capital carioca
Durante a madrugada dessa segunda-feira, 17, o cantor e compositor João Donato morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro, a informação foi confirmada pela família do artista nas redes sociais. O corpo do cantor será velado do Theatro Municipal da capital carioca na manhã da próxima terça-feira, 18, depois será cremado no Memorial do Carmo, também no Rio de Janeiro.
João morreu devido à uma série de problemas de saúde, recentemente o músico teve uma infecção nos pulmões, em nota publicada nas redes sociais do artista a família escreveu: "Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz. João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordem permanecem eternos por todo o universo".
O artista nasceu em Rio Branco, no Acre, em 1934 e se mudou para o Rio de Janeiro ainda jovem, em 1945. Além de ser cantor e compositor, João Donato era pianista, acordeonista, arranjador e parcerias com Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, NelsonRiddle, Herbie Mann e Wes Montgomery. No ano 2000, João contemplou o PrêmioShell de Música pelo conjunto da obra.
Em junho desse ano João havia sido hospitalizado por um período, mas recebeu alta e retornou para sua casa no bairro do Leme.
"Vim passar uns dias pra mimar o Big Donato, agora que ele teve alta do hospital. Ele pediu pra eu cozinhar um dos pratos preferidos dele, o Spagabola (mais conhecido como Spaguetti a Bolognesa)", contou Donatinho em uma publicação no dia 10 de junho.
Após a notícia, diversos famosos lamentaram a morte do cantor nas redes sociais, Marcelo D2 escreveu: "João Donato foi um dos seres humanos mais incríveis que conheci nessa passagem, um Brasileiro sensacional… me chamava de Marcelinho e isso enchia meu coração. Vou sentir muito sua falta meu amigo, descanse em paz”.
A cantora Maria Gadú falou: “Gratidão por tudo! Beijo imenso na família que tanto gosto”.Gaby Amarantos agradeceu a genialidade de João: “Obrigada por tudo mestre”.
Wilson Simoninha disse: "Um dos grandes mestres da nossa música João Donato. Lembro com carinho da emoção de ter tocado com ele em um programa do Serginho Groisman e ter passado a tarde no camarim conversando e escutando suas histórias foi incrível. Meus sentimentos Donatinho e toda família. Seguiremos escutando seus acordes e suas canções."