Ativista da comunidade LGBT+, Gato de Salto será um dos destaques da escola e revelou spoiler da fantasia de orixá no desfile
Faltando 10 dias para a primeira noite dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, o dançarino Gato de Salto revelou um spoiler do dia mais aguardado. Ativista da comunidade LGBTQIAPN+, Gato representará a orixá Iansã no desfile oficial da Em Cima da Hora, escola onde o mesmo tem o cargo de muso.
Dentro do enredo "Ópera dos Terreiros - O Canto do Encanto da Alma Brasil”, Iansã representa a força e a liberdade feminina. Ela é a deusa dos ventos, das tempestades e dos rituais funerários. Seu nome vem do iorubá Ìyámésàn, que significa "a mãe transformada em nove". E vai ser através do Gato de Salto que essa representação virá no desfile.
“Desde o dia que fiquei sabendo como viria no desfile eu me emocionei. Pela história, pela luta, pela sensibilidade do carnavalesco em confiar em mim este papel. A emoção foi tanta que eu já quis trazer a Iansã no ensaio técnico, em uma proposta diferente da do dia oficial, mas já com toda essa luta, esse simbolismo quebrando paradigmas”, revela Gato.
Já conhecido na Marquês de Sapucaí pelo seu samba no pé em cima de um salto, Gato fará sua estreia na escola de Cavalcanti neste carnaval. Sua fantasia virá novamente importada e confeccionada pelo Ateliê Adiamantina. Para sua passagem na avenida, ele fez sua preparação espiritual tanto no ensaio técnico quanto no desfile oficial.
“Representar um orixá, além de uma representatividade exige muito respeito também. Apesar de não ser iniciado, tenho muito respeito e nunca pisaria na avenida sem permissão. Fiz toda uma preparação espiritual para que possa ter uma excelente passagem pela Marquês de Sapucaí e fechar com chave de ouro este carnaval”, finaliza Gato.