Confira a lista de produções nacionais e internacionais que comemoram esta data especial com muito carinho, respeito e claro, representatividade
Celebrado nesta segunda-feira, 31, e criado por Rachel Crandall, diretora-executiva do movimento Transgender Michigan em 2009, o Dia Internacional da Visibilidade Trans tem como objetivo enaltecer as conquistas da população transgênero ao longo dos anos. A data também é para despertar a atenção às reivindicações realizadas por este grupo, promovendo a inclusão e solicitando direitos.
Dentro desse cenário, a produção de filmes e séries são de suma importância para o processo de conquista de espaço. Para celebrar uma data tão importante e representativa, confira os títulos.
Will e Harper (2024) - Disponível na Netflix, o documentário acompanha uma viagem de carro do comediante Will Ferrell com sua amiga Harper, que transacionou na maturidade. Durante uma viagem pelo país, eles fortalecem sua amizade e mostram ao mundo quem ela realmente é.
Manhãs de Setembro (2021) - Disponível no Prime Vídeo, a série conta a história de Cassandra, uma mulher trans que, após deixar sua cidade natal para conquistar sua independência e o direito de ser quem é por meio da música, precisa lidar com um filho de um relacionamento do passado.
Veneno (2020) - Disponível na Max, o longa foi produzido para homenagear a trajetória de Cristina Ortiz Rodríguez conhecida como “La Veneno”, ícone da comunidade LGBTQIA+ na Espanha. A série retrata a vida da artista sob o olhar da estudante de jornalismo Valéria que busca compreender a própria identidade de gênero enquanto escreve um livro retratando a história de Veneno.
Alice Júnior (2019) - Disponível no Prime Vídeo e no Telecine, o longa narra a trajetória da jovem trans e youtuber Alice, que, após se mudar com o pai para uma cidade mais conservadora, passa a enfrentar o preconceito enquanto busca afirmar sua identidade.
Pose (2018 - 2021) - Disponível no Disney Plus, a série explora o cenário ballroom, mergulhando na cena LGBTQIA+ em Nova York entre os anos 1980 e 1990. Destacando dançarinos e modelos enquanto competem por troféus e se apoiam para resistir às injúrias da época. Com a produção, Michaela Jaé Rodriguez se tornou a primeira mulher trans a ganhar o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática em 2022.
Uma Mulher Fantástica (2017) - Disponível na Netflix, o longa apresenta Mariana, uma garçonete transexual que sonha em ser uma cantora de sucesso. Entretanto, a perda repentina de seu namorado faz com que a jovem tenha que enfrentar preconceitos ao ser questionada por autoridades e familiares de seu ex-parceiro sobre a autenticidade do relacionamento dos dois.