O lenço é utilizado como um acessório principalmente da cabeça, mas há como inovar e deixá-lo mais estiloso, como na cintura por exemplo; entenda!
Acessório clássico em diversas períodos da moda mundial, os lenços já tiveram uma vastidão de formas de uso, desde sua criação clássica, focada em adornar o pescoço e o colarinho, até as adaptações mais rebeldes, como amarrados na cabeça ou no braço. Contudo, uma leva de celebridades vem aderindo uma nova forma de destacar os lenços em vestimentas casuais, longe das extremidades do corpo.
A nova moda para compor um outfit despojado, sem deixar de lado a elegância, é o uso de lenços na cintura, os amarrando ao fim das costelas — sem apertar demais e nem muito folgado! A sobreposição pode adicionar muita autenticidade e destaque para a região, principalmente com lenços de coloridos em looks monocromáticos, acentuando a curva do abdômen ao quadril.
Em aplicações contrárias, ou seja, com composições de tons neutros, o lenço em cores próximas pode adicionar muita sofisticação no visual sem gastar uma fortuna! Além disso, o lenço pode substituir com tranquilidade o cinto em uma camisa larga ou em um vestido, de preferência quando a peça base tiver cor única.
Falando em colorimetria, um erro comum e completamente possível no uso do lenço é a mistura excessiva de texturas e estampas; para ficar bem com o lenço no quadril, é bom estar atenta a como a peça se sobrepõe ao item que você está vestindo. Em caso de peças multicoloridas, um lenço mais fino, semitransparente, pode ser uma boa pedida!
Esse acessório pode ser explorado em diferentes estilos, com tecidos variados, como seda, algodão ou até texturas acetinadas. O toque acetinado, por exemplo, adiciona um charme extra ao look, sendo ideal para ocasiões que pedem um toque de sofisticação. Já tecidos de algodão ou linho podem compor looks de verão, frescos e leves, perfeitos para dias ensolarados.
Por serem finos e sutis, podem atrair ainda mais destaques para a região média do corpo com outros itens, como pulseiras, braçadeiras, shoulder bags e até mesmo tatuagens, caso tenha alguma nas mãos ou antebraços. Do contrário, evite ter informação no outfit demais com colares longos ou pochetes!