Alguns passos são importantes para quem quer deixar o produto de lado sem esquecer a saúde da pele; vem entender sobre o tema
Trabalho há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais e quando falo para as pessoas que não uso protetor solar elas ficam assustadas.
Mas não é que vou para o sol sem me cuidar ou que fico “lagartixando”. Não faço nada disso. Existem alguns passos para deixar de aplicar o protetor solar e continuar com a pele saudável.
Sempre oriento as minhas clientes e muitas delas se tornaram adeptas a essa minha filosofia, entre elas, a cantora Fafá de Belém e a apresentadora Isabella Fiorentino.
Melanina tem papel importante
Quando a pele está resistente, hidratada, com PH equilibrado, consegue criar seu filtro solar natural. Funciona assim: você fortalece os fibroblastos e a própria melanina (células que protegem e dão cor na pele, que chamo de soldadinhos da pele), quando toma sol, faz essa defesa. Quanto mais melanina, mais defesa para o sol.
Antes de ir para o sol
Indico usar óleos 100% naturais, como o coco, girassol e semente de abóbora, que nutrem, revigoram, melhoram os lipídeos (película protetora da pele), são antioxidantes, por conta dos oligoelementos, protegendo e aumentando a defesa contra a irradiação.
Na hora que a pele recebe o sol não mancha. O óleo não pode ser mineral ou derivado de petróleo, nem óleo essencial, pois frita e mancha a pele em contato com o sol.
Abóbora e seus derivados
Produtos à base de abóbora, que contém muito caroteno, ajudam a pele a se defender da irradiação. Muitos podem ser aplicados diariamente, inclusive antes de você se expor ao sol, como óleos e máscaras. Leia sempre o rótulo.
+++ É possível minimizar rugas e linhas finas sem usar ácidos na pele? Roseli Siqueira responde!
Como tomar sol
Uma das funções de se expor ao sol é sintetizar a vitamina D, o que é vital para a saúde do corpo. Mas tem que ser dosado. Não pode ficar sentada ao sol. O ideal é que você comece com 5 minutos e aumente cinco minutos por dia até chegar a meia hora. Esteja sempre com a pele muito bem umectada e hidratada com o óleo. Depois de meia hora no sol vá para a sombra e se vista. Se tomar muito sol em pouco tempo a pele fica ressecada, corre o risco de manchar e aí sim trazer sérios problemas de saúde, pois os melanócitos sofrem com a exposição exagerada.
Pós sol: muita hidratação e nada de rugas
Depois do seu banho de sol com todos os cuidados que citei acima, o ideal é hidratar a pele. Muitas rugas surgem por conta da pele seca – se contrair a testa e marcar, é sinal de que a pele está seca, falta água e umectação. Quando ela está hidratada, tem flexibilidade, isto é, vai e volta. Você pode reaplicar o seu óleo ou investir em um produto que tenha em sua composição ativos bem hidratantes, mas nada que seja derivado de petróleo.
Sol x Tratamentos
Alguns procedimentos estéticos tiram a proteção e defesa natural da pele, então é comum que o rosto manche quando você se expõe ao sol. E tem mais: para manchar você não precisa nem ir para sol. A pele é térmica. Quando tem a sensação de calor, a mancha vem à tona.
Por exemplo: você pode manchar a pele durante um banho mais quente! Por isso a importância de pensar nos cuidados diários. Quem passa o óleo, hidrata da pele, tem uma alimentação equilibrada e com fontes de caroteno (cenoura, mamão, abóbora), ingere bastante líquido (dois litros de água por dia), não fica com a pele ressecada, com perigo de escamar ou descascar.
Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.
A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.
Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br