Livro Remissão Radical – Sobrevivendo ao Câncer Contra Todas as Probabilidades (ed. Alaúde) descreve como mais de mil pacientes com câncer conquistaram a redenção da doença
Você já ouviu falar em casos de pacientes cujo câncer simplesmente desapareceu? Tabu entre a comunidade médica, esses episódios foram amplamente estudados pela especialista em oncologia integrativa, Kelly A. Turner. Para escrever o livro Remissão Radical, a autora realizou mais de cem entrevistas diretas e analisou relatos de mais de mil casos de remissão radical para identificar quais fatores físicos, emocionais e espirituais eram comuns em todos os casos. A intenção da pesquisadora é destrinchar os casos de quem conquistou a cura e procurar entender o que eles têm em comum. A obra mostra que existem situações nas quais foi possível vencer o câncer mesmo quando os médicos tinham certeza de que nada mais poderia ser feito, além de levantar hipóteses baseadas em pesquisas sobre fatores que podem ter influenciado diretamente a remissão da doença.
Após analisar diversas vezes entrevistas e relatos de cura, aplicando métodos de pesquisa qualitativos, ela identificou mais de 75 fatores físicos, emocionais e espirituais que, hipoteticamente, teriam tido algum papel no processo de cura.
A grande descoberta se deu quando a especialista notou que nove desses fatores se repetiam em todas as entrevistas – todos os participantes tiveram as mesmas nove atitudes na busca pela cura: mudar a dieta radicalmente; assumir o controle da própria saúde; ouvir e seguir a intuição; consumir ervas e suplementos; liberar sentimentos reprimidos; alimentar emoções positivas; ser receptivo ao apoio social; aprofundar a ligação espiritual; ter fortes razões para viver.
Em cada capítulo, Kelly discorre sobre um desses nove fatores e mostra como eles influenciaram a vida de seus entrevistados. Além disso, ela conta a história das pessoas com quem conversou durante mais de 10 anos de pesquisa. São relatos impressionantes, que revelam como dieta, emoções, espiritualidade e outros fatores afetam profundamente a saúde do ser humano.