O governo federal destacou que a iniciativa é pioneira - MDHC
SERVIÇOS

Acordo inclui travestis em serviços de apoio como Ligue 180

Iniciativa inédita visa ampliar proteção a mulheres trans no Brasil

Ezatamentchy Publicado em 30/08/2024, às 07h00

Os Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) e das Mulheres firmaram na terça-feira (27) um acordo para fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e intersexo. A ação, promovida pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, faz parte das celebrações do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, em 29 de agosto.

O governo federal destacou que a iniciativa é pioneira, marcando o início da inclusão das especificidades dessas mulheres em serviços como o Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, e o Ligue 180, destinado ao atendimento de violência contra a mulher. Recentemente, 180 atendentes desses serviços foram treinados para lidar com questões LGBT+.
A ação, promovida pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, faz parte das celebrações do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, em 29 de agosto

Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, enfatizou a importância do diálogo institucional para aprimorar a proteção às mulheres LBTI (lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e intersexo) dentro das políticas públicas brasileiras.

O acordo prevê:
- Atualização de protocolos de acompanhamento e monitoramento de denúncias pelos canais Ligue 180, Disque 100, Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e Ouvidoria-Geral do Ministério das Mulheres.
- Criação de normas técnicas e protocolos específicos para a defesa dos direitos das mulheres LBTI.
- Intercâmbio de dados e informações sobre boas práticas.
- Produção de evidências para orientar políticas públicas e tomadas de decisão, além da criação de materiais informativos.

 

Bel Sá, secretária substituta da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, destacou o potencial transformador do acordo. "Como mulher lésbica da periferia de São Paulo, é uma honra representar essa população em um acordo que visa fazer a diferença na vida de tantas mulheres que aguardam por políticas públicas mais inclusivas", afirmou.
Por Ezatamentchy 

Leia também

"Vale Tudo": Maeve Jinkings e Lorena Lima serão casal lésbico no remake da novela dos anos 80


Agatha All Along: série da marvel quebra tabus com primeiro beijo LGBTQ+


Alice Caymmi quebra barreiras familiares ao destacar identidade pan e queer: ‘Fui acolhida’


Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"