Autoexilado nos Estados Unidos, Fernando Grostein fala sobre novo documentário lançado por ele e pelo marido, Fernando Siqueira
Máxima Digital Publicado em 27/10/2022, às 12h00
O casal formado por Fernando Grostein Andrade - irmão do apresentador Luciano Huck - e pelo musico e ator Fernando Siqueira lançou, recentemente, o documentário Quebrando Mitos.
Autoexilados em Los Angeles, na Califórnia, os dois deixaram o Brasil há três anos após Fernando sofrer ameaças pelo documentário Quebrando o Tabu, que debate a descriminalização das drogas no País.
Quebrando Mitos "propõe o conceito de masculinidade catastrófica, ilustrando a ascensão de Jair Bolsonaro como exemplo de o que acontece quando um homem com masculinidade frágil chega a uma posição de poder”, explica Grostein.
Em entrevista exclusiva à CARAS, Fernando contou como foi o processo de se abrir tanto, a ponto de usar a própria história para fazer o contraponto do que chama de masculinidade catastrófica.
"Achei importante dizer de onde venho. Não me identifico muito com documentários em terceira pessoa, narrados por uma “voz de Deus” onisciente – parece que o que está sendo dito é uma verdade absoluta. Achei importante ser sincero com o espectador. Assim, quem assiste sabe qual é o meu ponto de vista, meus pontos cegos e onde meu olhar é mais apurado".
Na oportunidade, ele também foi questionado sobre um colapso nervoso que teve na realização do documentário.
E sobre o gatilho para essa reação, Grostein comentou: "O material de pesquisa do filme é muito pesado. Foram horas de depoimentos de abusos, estupros, violência, suicídio, falas mentirosas, sangue e chacinas. Para quem se preocupa com meio ambiente, para quem é LGBTQ, ou simplesmente para quem é aliado na luta antirracismo, é muito difícil. Dediquei uma vida filmando documentários sobre a linha de frente da marginalização – estudar fake news em oposição, ao que eu vi, foi um mergulho nas trevas. Me senti esgotado, não conseguia assistir a nenhum filme, tudo era gatilho, não conseguia sair de casa direito, ir a lugares barulhentos, enfim. Estava apagado".
Clique AQUI e confira a entrevista completa no site da CARAS Brasil.
"Vale Tudo": Maeve Jinkings e Lorena Lima serão casal lésbico no remake da novela dos anos 80
Agatha All Along: série da marvel quebra tabus com primeiro beijo LGBTQ+
Alice Caymmi quebra barreiras familiares ao destacar identidade pan e queer: ‘Fui acolhida’
Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween
Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre
Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"