Projeto FotoNem habilita pessas LGBTQIAP+ em situção de vulnerabilidade no Rio de Janeiro - Instagram
Cultura

Projeto FotoNem habilita pessoas LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro

O projeto foi criado pela fotógrafa Hevelin Costa e resultará em uma exposição coletiva no inicio de 2024

Máxima Digital Publicado em 24/08/2023, às 13h20

O projeto FotoNem tem o objetivo de reescrever histórias de pessoas que sofrem com a exclusão na sociedade, o programa ajuda no desenvolvimento da linguagem, arte, empreendedorismo, relações sociais e comunicação da comunidade LGBTQIAP+ no Rio de Janeiro.

Desde junho desse ano, o projeto, criado pela fotógrafa Hevelin Costa, está no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica nas tardes de quarta-feira e recebe 30 pessoas da comunidade LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade.

“Quando a CasaNem surgiu eu entendi a importância de ter formação em fotografia pra comunidade LGBTQAPN+ porque você via muito fotógrafo ‘cishétero’ indo fotografar as pessoas que viviam ali na casa. As pessoas participavam do projeto, mas a gente não sabia para onde iam essas fotos, não tinha um contrato”, contou Hevelin no podcast Papo Reto.

Com esse ponto de vista, a fotógrafa notou uma oportunidade de capacitação, gerando a possibilidade de renda e autonomia financeira dessas pessoas que, em sua maioria, fazem parte das comunidades trans e travestis.

Íra Barillo, um dos professores do projeto, disse: “Foi muito interessante observar a turma olhando para esses espaços como de possibilidades de criação de imagem. A gente foi pesquisando tanto o aspecto de composição de imagem, tanto como que se organiza para fotografar, esses aspectos técnicos, quanto o que significa fotografar na rua”.

Os trabalhos feitos no Laboratório FotoNem visa a criação de um repertório que encorpará uma exposição coletiva, com imagens produzidas pela turma.

Em conversa com o Planeta FODA, Hevelin afirma que a escolha das obras acontecerá de maneira colaborativa, já que “a curadoria faz parte do processo de aprendizagem da turma”. A exposição dos projetos está prevista para ser realizada em janeiro de 2024 no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, localizado no centro do Rio de Janeiro.

 

cultura Lgbt FotoNem

Leia também

"Vale Tudo": Maeve Jinkings e Lorena Lima serão casal lésbico no remake da novela dos anos 80


Agatha All Along: série da marvel quebra tabus com primeiro beijo LGBTQ+


Alice Caymmi quebra barreiras familiares ao destacar identidade pan e queer: ‘Fui acolhida’


Tiago Abravanel comemora seu aniversário de 37 anos com festa temática de Halloween


Maya Massafera estreia nas passarelas nacionais em desfile de Gustavo Silvestre


Sofrência! Lucas Pretti aborda término LGBT+ em novo single 'Marlboro"