A médica Gabriela Morales explica alguns cuidados necessários com a pele depois de exagerar nas maquiagens durante o final do ano
Por conta de muitos festejos de final de ano, muitas pessoas, na sua maioria mulheres, acabam abusando um pouco mais da maquiagem para ficarem dentro dos padrões de beleza exigidos pela sociedade. Mas isso pode custar caro, caso não seja feito da maneira correta. Para quem pensa que é só simplesmente utilizar a maquiagem e pronto, está muito enganado.
De acordo com a médica Gabriela Morales, usar a maquiagem sem o preparo da pele excessivamente pode trazer danos que muitas vezes podem tornar dependência e causar até problemas de saúde mental.
“Uso exagerado de maquiagem pode acarretar em obstrução dos poros, surgimento de acne, alteração na qualidade da pele. Além disso, produtos químicos presentes em cosméticos podem causar alergias e irritações cutâneas”, afirma a médica. Por fim, ela diz sobre a dependência de produtos para autoimagem, o que pode impactar negativamente a autoestima e saúde mental.
Além da dependência da automaquiagem, outro cuidado nesta época do ano é por conta dos excessos nas férias. Muito sol ou muito frio, no caso de viagens à Europa e EUA, podem ferir e danificar a pele.
“Elenquei alguns cuidados imprescindíveis para a pele, tanto para o clima frio quanto para o quente. Nos locais de clima mais quente, o mais importante é a proteção contra os raios do sol, pois além de causar manchas, propiciam o surgimento de câncer de pele no futuro. Já nos locais de clima mais frio, a hidratação precisa de uma atenção maior. O vento gelado tende a retirar mais facilmente a umidade local, criando um ambiente mais seco impactando diretamente na hidratação cutânea. Além disso, banhos quentes também tendem a ressecar a nossa pele. Hidratação e proteção do contato direto com o clima gelado são as peças chaves para manutenção da saúde cutânea no frio”, finaliza Gabriela.