Entenda o que é e para que servem os vários tipos de cosméticos anti-idade do mercado e confira a seleção dos cremes que funcionam!
Creme diurno“Durante o dia, a preocupação maior é hidratar, proteger, melhorar as defesas da pele contra os radicais livres”, esclarece a dermatologista Claudia Marçal (SP).
• As formulações modernas promovem hidratação prolongada e ainda contêm um mix de antioxidantes, como o resveratrol e a coenzima Q10.
Creme noturno
É à noite que a pele se renova e reorganiza as células, uma vez que o metabolismo basal está mais baixo.
• As fórmulas modernas possuem ingredientes nutritivos e detox. É importante usar substâncias que estimulem a sirtuína-1 (proteína da longevidade celular), bem como retinoides para promover a renovação do tecido envelhecido.
Creme pontual
Indicado para prevenir bigode chinês, pés de galinha e rugas ao redor da boca. Contém ingredientes em altas concentrações para agir especificamente sobre o vinco.
• As fórmulas modernas são tensoras e penetram profundamente graças ao uso da nanotecnologia (microcápsulas biocompatíveis).
Sérum
Tem aparência, textura e poder de penetração semelhante a um soro. Concentra doses de ativos maiores do que os cremes, promovendo um tratamento de choque contra o envelhecimento.
• As fórmulas modernas se baseiam em regeneradores celulares e estimuladores de colágeno, como os hexapeptídeos, alfa-hidroxiácidos, ácido felúrico, vitaminas e oligoelementos.
Contorno dos olhos
Feito para a pele mais fina e frágil do rosto, com rugas, manchas e olheiras evidenciadas. A ordem é tonificar os vasos, promover ação drenante e despigmentante.
• As fórmulas modernas podem conter retinoides e alfa-hidroxiácidos em concentrações baixas, para uso no período noturno. Vitaminas, antioxidantes e ativos hidratantes fazem parte das composições diurnas.
Preenchedor
Estimula a firmeza da pele e preserva os depósitos de gordura facial, que sustentam o desenho jovem da face — os ângulos bem marcados e o contorno definido. Os ativos induzem ao preenchimento das células adiposas, que ao “incharem” acabam aumentando o volume dos tecidos.
• As fórmulas modernas contam com substâncias que retêm água e açúcares no relevo cutâneo, proporcionando efeito tensor e lifting imediato.