É importante gerenciar o estresse de forma adequada para manter a saúde do coração
Embora seja necessário para a autoproteção, o estresse pode ser bastante prejudicial à saúde. Quando é estabelecido de forma crônica, ele se torna um fator de risco para doenças cardiovasculares, que, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, são a principal causa de morte no mundo.
Uma pesquisa realizada pelo The Journal of the American Medical Association concluiu que pacientes com doenças cardíacas que experimentaram estresse mental eram mais propensos a sofrer um ataque cardíaco não fatal ou morrer de uma doença cardiovascular.
“Outras pesquisas recentes mostram que o estresse mental crônico pode ser tão ou mais prejudicial para a saúde do coração do que pressão alta, cigarro, obesidade, sedentarismo e outros fatores”, afirma o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista e especialista em melhoria da qualidade de vida.
Conforme explica o especialista, o estresse afeta diretamente o coração. “O estresse causa a diminuição da quantidade de oxigênio que chega ao músculo cardíaco, chamado miocárdio, aumentando o risco de eventos cardiovasculares adversos, como o infarto. Sendo assim, é importante controlar o estresse no dia a dia para manter a boa saúde do coração”, afirma o Dr. Rizzieri Gomes.
Para não chegar a um nível extremo da condição, os médicos recomendam uma receita clássica: combinar uma alimentação saudável a uma rotina de exercícios físicos frequentes. “Praticar exercícios físicos de alta intensidade, aqueles que aceleram os batimentos cardíacos, ajuda na liberação de endorfina no corpo. O hormônio ajuda a neutralizar a adrenalina liberada pelo estresse”, explica o Dr. Rizzieri Gomes.
A saúde é algo que não conseguimos mensurar e que nos é lembrada quando ficamos doentes. “Para se ter uma melhor saúde do coração, a receita é preciso mudar o estilo de vida, e isso é uma trajetória que traçamos diariamente. A criação de um novo estilo de vida é um caminho longo a ser percorrido, mas é preciso lembrar que as mudanças são por você e para a sua vida”, ressalta o médico.
Para te ajudar a controlar o estresse e garantir uma vida saudável, o cardiologista Dr. Rizzieri Gomes dá algumas dicas. Confira!
Tente fazer da prática um estilo de vida. Comece com uma atividade que traga prazer. Vá caminharno parque sozinho, com um amigo, com o cachorro, comece a nadar na piscina do prédio, andar de bicicleta… O primeiro passo é entender o que dá prazer para que se tenha ânimo e vontade de sair de casa.
Deixe a alimentação mais balanceada por meio da ingestão de frutas, verduras e legumes, pois o nosso corpo precisa de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente.
A ingestão de água é necessária, já que muitas funções do corpo dependem dela para funcionar corretamente.
Técnicas como meditação, respiração profunda e yoga podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Com a atividade física, vêm o cansaço e o relaxamento, ajudando na hora de dormir. O sono auxilia no equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo. O sono traz qualidade de vida e saúde.
Aprender a dizer “não” quando necessário, saber até onde você aguenta seguir com tarefas ou situações de sobrecarga (seja física, seja emocional) e aprender a delegar tarefas são ações as quais podem reduzir o estresse.
Atividades que ajudem a relaxar e a descontrair, como ler um livro, pintar ou ouvir música, podem ajudar a diminuir o ritmo do dia a dia e, com isso, reduzir o estresse.
Por Mariana Paker