Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Diversos / Primeira

Conheça Sarah McBride, a primeira congressista trans a ser eleita nos EUA

Entenda mais sobre a mulher trans que abriu portas do Congresso, e espaço para diversidade e inclusão no meio político

Katharina Brito sob supervisão de Isabelly Lima Publicado em 07/11/2024, às 14h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Congressista Sarah McBride - Reprodução/Instagram - @sarahemcbride
Congressista Sarah McBride - Reprodução/Instagram - @sarahemcbride

Sarah McBride, 34, já trabalhou dentro do cenário político. Contendo a experiência na  administração dos dois últimos presidentes norte-americanos democratas. 

Em 2012, durante o governo de Barack Obama, a ativista democrata estagiou no departamento de Assuntos Intergovernamentais e Participação do Público na Casa Branca. E foi assim que começou a se dedicar a assuntos relacionados com os direitos LGBTQIA+. 

No mesmo ano, durante sua última semana na presidência do corpo estudantil da American University, em Washington D.C. Foi o momento em que ela tomou coragem e compartilhou através de um artigo no jornal académico The Eagle que era uma pessoa trans. 

Relacionamento

Com isso, durante um evento de apoio à causa LGBTQIA+ na Casa Branca, foi quando conheceu o futuro marido, Andrew Cray, ativista e homem trans. Os dois casaram em 2014. 

Outro momento marcante em sua carreira política, foi quando ela prestou uma homenagem ao seu marido, durante um discurso de quatro minutos. Se tornando a primeira pessoa transgênero  a intervir em um grande evento partidário, que era a Convenção Nacional Democrata. 

Esta noite é uma prova para os habitantes de Delaware de que mostrámos vezes sem conta que, neste estado de vizinhos, julgamos os candidatos com base nas suas ideias e não nas suas identidades", disse Sarah
Não me candidatei para fazer história. Candidatei-me para fazer a diferença no meu estado e para este país".

Durante as eleições presidenciais de 2020, Sarah McBride ocupou o lugar do democrata Harris McDowell III no Senado. Agora, ocupará a cadeira de Lisa Blunt Rochester​, que decidiu candidatar-se ao Senado dos Estados Unidos para substituir Tom Carper.​

Continuando a atuar em outros governos, também quando trabalhou com Joe Biden, a quem já conhecia desde 2006, que na época integrou a campanha para procurador-geral de Beau Biden, filho do ex-Presidente norte-americano. Além disso, Biden escreveu o prefácio de Tomorrow Will Be Different, o livro publicado em 2018 em que a congressista ​relata sobre a sua própria vida e a caminhada como activista.

Novo cargo

Após ter sido a primeira pessoa transgénero a conquistar ao longo dos anos muitos lugares como primeira pessoa transgênera em diferentes cenários políticos, irá embarcar numa nova fase: a primeira congressista trans a ser eleita no EUA

Obrigada, Delaware! Por causa dos vossos votos e valores, tenho orgulho de ser o vosso próximo membro do Congresso", escreveu Sarah na rede social X.

E continuou:

Delaware deixou uma mensagem clara de que devemos ser um país que protege a liberdade reprodutiva, que garante licença remunerada e creches acessíveis para todas as nossas famílias, que garante que a habitação e assistência médica estejam disponíveis para todos e que esta é uma democracia grande o suficiente para todos nós".