O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) é o primeiro do estado a realizar os procedimentos gratuitamente
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conquistou uma grande e importante marca: ele se tornou o primeiro da Bahia a realizar cirurgias afirmativas de gênero, mamoplastia masculinizadora, histerectomia, tireoplastia e plástica mamária gratuitamente. Ou seja, os procedimentos serão feitos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.
Os pacientes podem contar com um Ambulatório Transexualizador que é especializado em apoio à saúde de pessoas trans e credenciado ao Ministério da Saúde desde 2018.
Agora, o HUPES recebe o programa de cirurgia. No início, o hospital poderá ofertar uma vaga mensal para a realização dos procedimentos.
A ideia do projeto é que isso possa ser ampliado e que a instituição possa ser credenciada como unidade hospitalar em conjunto com o Ministério da Saúde para ampliar a oferta ao público.
Ubirajara Barroso Jr., cirurgião responsável pela equipe que realizou o primeiro procedimento, disse que esse tipo de cirurgia é novidade na Bahia e que o paciente está se recuperando bem.
"As cirurgias regulares de transgenitalização são uma novidade na Bahia, onde a demanda é bastante significativa. Nessa primeira paciente fizemos a clitoroplastia, vaginoplastia e labioplastia. Ou seja, realizamos a construção de uma neovagina utilizando tecidos da própria paciente. Nesse momento retiramos também os testículos", disse.