Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / OLIMPÍADAS

Imane Khelif compete no boxe feminino em Paris 2024

Porta-voz do COI afirma que participação de Khelif não é questão transgênero

Ezatamentchy Publicado em 01/08/2024, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
COI confirmou a elegibilidade de Khelif - Reprodução/Instagram
COI confirmou a elegibilidade de Khelif - Reprodução/Instagram
A boxeadora argelina Imane Khelif está competindo nas Olimpíadas de Paris 2024, representando seu país no evento de boxe feminino. Em uma luta realizada na quinta-feira, 1º de agosto, Khelif derrotou a italiana Angela Carini em apenas 46 segundos, o que gerou reações nas redes sociais sobre sua participação nos Jogos. O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a elegibilidade de Khelif, esclarecendo que sua presença não está relacionada a questões trans, não tem a ver com LGBT+.

Mark Adams, porta-voz do COI, afirmou que todos os competidores das Olimpíadas, as mais queer de todos os tempos, cumprem as regras de elegibilidade estabelecidas. Ele destacou que a situação de Khelif e de Lin Yu-ting, boxeadora de Taiwan também envolvida em questões de elegibilidade, não está relacionada a gênero.


Lin perdeu o terceiro lugar no Campeonato Mundial do ano passado após não passar em um teste de elegibilidade de gênero, enquanto Khelif foi desclassificada em Nova Déli devido a um teste de nível de testosterona.

"Todos os competidores cumprem as regras de elegibilidade", reiterou Adams, esclarecendo que a participação de Khelif é totalmente legítima segundo as normas olímpicas.

Por Ezatamentchy