Tudo aquilo que os pais falam - e reforçam - para os filhos tem um peso enorme. Saiba como evitar que suas palavras prejudiquem a construção da auto-estima infantil
Situação: Não cumprimenta os outros.
A mãe diz: ninguém vai gostar de você!
Pondere: talvez seu filho se sinta inibido com estranhos. Entenda a situação e ajude-o a superá-la. Outra dica: não adianta cobrar o que ele ainda não está preparado para fazerr.
O que dizer: vamos juntos cumprimentar estes amigos - todo mundo vai adorar você!
Situação: Não realiza uma tarefa direito.
A mãe diz: deixa comigo, você faz tudo errado mesmo.
Pondere: antes de exigir que ele faça algo corretamente, ensine-o. Explicar o erro ajuda o seu filho a acertar da próxima vez. E relembrar o deslize sem motivo deixa a criarça insegura.
O que dizer: ficou bom, mas vou lhe ensinar a deixar o quarto ainda mais bonito. Se o erro repetir, reforce o ensinamento para que a criança entenda o que ela precisa mudar.
Situação: Apresenta notas baixas.
A mãe diz: nota baixa de novo, não acredito! Você é burro mesmo
Pondere: se a criança se esforçou e teve um resultado ruim, ouvir isso fará com que ela desista de aprender. Reconheça o esforço, analise a razão da nota baixa e tente mudar a situação. Talvez ela precise de ajuda.
O que dizer: como avalia seu desempenho? Tenho certeza que pode melhorar! Você é inteligente, a mamãe vai ajudar e você vai conseguir!
Confira a matéria completa na MÁXIMA de maio! Já nas bancas!