Até que ponto é bom remover as células mortas e qual é a garantia que os produtos para corpo e rosto não vão estragar a qualidade da sua pele? Roseli Siqueira explica
Precisamos criar consciência de que quanto mais umectada está a pele, menos esfoliação ela precisa. Se você está usando esfoliante de forma frequente, não está ajudando. Muito esfoliante não remove as células mortas e nem limpa bem. Na verdade, compromete mais a saúde da pele, pois afina e ainda agride. E quando você agride, a pele responde. Aparecem os cravos e vasos, pois baixa a resistência e cria flacidez, rugas, tira o tônus e vida... O excesso de esfoliante tira toda a defesa natural.
Um bom exemplo é a acne. Muito esfoliante e produtos para ressecar a oleosidade levam ao efeito rebote.
Pele precisa de equilíbrio
Quando sentimos a textura mais grossa, significa que você precisa cuidar mais da sua pele. Se usar óleo 100% natural ou um creme umectante, ela não fica dura e rígida – no sentindo de pele cascuda. E você não precisa esfoliar frequentemente.
Ver essa foto no Instagram
E quem não se cuidou?
Pode fazer uma esfoliação com emoliência para retirar as células mortas e recuperar o brilho, mas depois tem que cuidar diariamente, combinado? Siga as minhas receitinhas, abaixo:
Esfoliante labial
Misture uma colher de açúcar mascavo com mel. Massageie bem, friccione os lábios e lave.
Esfoliante natural para rosto e corpo
Use um óleo 100% natural com açúcar mascavo ou fubá (que tem ação secativa nas peles oleosas). Aplique em movimentos leves e circulares. Quem cuida da pele, pode fazer essa esfoliação uma vez por mês. Basta aplicar, deixar 15 minutos e lavar – não pode esfregar o rosto para retirar.
Esfoliante detox
Lave o rosto com água. Faça um chá verde, que tem efeito detox, espere esfriar e aplique com um algodão ou borrife no rosto. Em seguida, coloque uma colher de sopa de mel nas mãos e massageie o rosto. Depois, faça uma mistura com uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de salsinha (lavada, seca e bem picada) e uma colher de sopa de aveia.
Aplique no rosto em movimentos leves e circulares. Enxágue.
CONHEÇA O PODER DESTES INGREDIENTES PARA A PELE
O mel (fonte de oligoelementos) ajuda a remover e regenerar as células mortas. A salsinha é rica em vitamina K, é curativa por conta dos minerais e vai ajudar na desintoxicação. Também é fonte de oligoelementos naturais.
Já a aveia é fonte de vitamina B1 e minerais, como fósforo, zinco e magnésio, e ajuda a clarear a pele, que ainda fica mais equilibrada e resistente, inclusive para enfrentar a poluição e o stress.
+++ Vem, verão! Confira três dicas para conquistar uma pele bronzeada - e saudável
Pode finalizar esse ritual utilizando o mesmo chá verde do início, borrifando ou aplicando com algodão.
A receita pode ser usada no rosto e no corpo, por quem pele seca e oleosa, a cada 15 dias.
Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.
A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.
Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br