Hidratação e alimentação adequada amenizam desconfortos depois da folia
Os foliões que abusam logo sentem os efeitos na quarta-feira de cinzas. O resultado do consumo exagerado de álcool é um terrível mal-estar no dia seguinte. Segundo a nutricionista funcional Regina Moraes Teixeira, alguns cuidados antes e durante a festa ajudam a minimizar o estrago. “Se a pessoa se alimentar bem e se hidratar o tempo todo, não sentirá os incômodos. Então, nunca beba de estômago vazio", orienta a especialista. Além disso, consumir os alimentos certos no dia seguinte faz com que o organismo se restabeleça mais rápido.
Os sintomas clássicos
"O álcool agride muito as paredes do estômago, sobrecarrega o fígado, afeta o sistema nervoso e ainda causa desidratação”, explica Regina. As consequências mais comuns são náuseas, dores de cabeça, sensação de queimação no estômago e de fraqueza.
10 alimentos pra tratar a ressaca
1- Gengibre: tem ação antiemética (reduz náuseas e vômitos), anti-inflamatória e desintoxicante, por isso ajuda a melhorar o desempenho do sistema digestivo.
2- Água de coco: hidrata e repõe os nutrientes perdidos com o excesso de álcool.
3- Hortelã: melhora a digestão e alivia dores estomacais, além de combater o mau hálito, que é muito comum após o excesso de álcool.
4- Melão: como possui muita água em sua composição, ajuda a hidratar e a eliminar toxinas. Também é fonte de diversas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como o potássio e o fósforo.
5- Banana: diminui a azia, pois possui um antiácido natural em sua composição. Também tem potássio, que equilibra a quantidade de água no corpo.
6- Laranja: melhora as dores de cabeça e abre o apetite.
7- Acerola: rica em vitamina C, possui ação antioxidante, além de ter compostos que combatem perda de apetite, palidez e sonolência.
8- Quiabo: rico em fibra solúvel, estabiliza os níveis de açúcares no sangue. Tabém tem psyllium, que age como um probiótico, ajudando na recuperação do sistema digestivo.
9- Abóbora: ajuda na digestão e a manter uma produção eficiente de energia.
10- Canela: melhora transtornos digestivos, já que possui ação anti-inflamatória e antiespasmódica (combate cãibra e espasmos no estômago, intestino e bexiga).
Chá cura-ressaca
Ingredientes
1 xícara (chá) de água
1 canela em pau
1 pedaço do tamanho de uma moeda de gengibre
Mel ou açúcar mascavo a gosto
Preparo:
Coloque água, a canela e o gengibre numa panela e deixe ferver por 10 minutos. Coe e, se quiser, adoce com mel ou açúcar mascavo. Vá bebendo durante o dia.