E não é de fios brancos que estamos falando. Com o passar dos anos o cabelo vai perdendo o viço e o frescor. Veja como identificar e retardar esse processo
À medida em que envelhecemos é normal o metabolismo desacelerar um pouco. E com o organismo funcionando mais lentamente, os processos oxidativos, responsáveis pelo envelhecimento das nossas células, trabalham a todo vapor. “Inclua aí os efeitos da poluição, do estresse, dos procedimentos químicos, como alisamentos e tinturas, ao longo da vida toda, e temos um prato cheio para as madeixas perderem toda a vitalidade”, diz o tricologista Erick Omar (SP). Além do aparecimento dos primeiros fios brancos, o cabelo perde massa, fica mais fino e, por isso, quebra facilmente. Mas, calma, é possível retardar esse processo e até reverter o quadro, com soluções bem naturais. Ah, e não precisa esperar o cabelo gritar para começar a agir. Os cuidados podem começar desde já! Utilize-os de forma preventiva para manter as madeixas sempre jovens.
Rejuvenescedores caseiros
Exclua os vilões
“Fumar, consumir álcool, viver estressada, comer alimentos ricos em gordura saturada, açúcar e conservantes são hábitos que aceleram o processo oxidativo dos fios”, avisa Omar. Evite, portanto!
Coma colorido
“A saúde do cabelo depende do consumo de vitamina A, E, C, biotina, proteína e ferro. Para suprir toda essa necessidade de nutrientes, só com um cardápio bem variado, rico em frutas, verduras, legumes, ovos e carnes magras”, ensina a nutricionista Maiara Fidalgo (SP). Carne vermelha, frango, peixe, cenoura e outros alimentos alaranjados, espinafre, iogurte, frutas cítricas e castanhas devem fazer parte do cardápio diário.