Como se comportar para que a festa só deixe lembranças boas e incremente seu currículo
De acordo com Rachel Jordan, especializada em imagem, comportamento e protocolos internacionais (membro da Association of Image Consultants International – AICI), as festas do escritório são momentos para relaxar e desfrutar da companhia dos colegas. No entanto, há situações que podem fazer com que você tenha que pedir desculpas no dia seguinte. “E isso, certamente, é algo a se evitar. Assim como no dia a dia de trabalho, nos eventos corporativos o comportamento deve continuar alinhado aos objetivos profissionais. Ninguém gosta de pessoas inconvenientes, aquelas que falam alto demais, bebem e promovem brincadeiras desagradáveis. Esses espaços devem servir também para estreitar ou estabelecer amizades e, quando possível, fazer revelar competências que no dia a dia não são percebidas. Lembre-se: ser um bom profissional não envolve apenas a maneira como você age no ambiente de trabalho”, pondera a consultora. Abaixo, os cuidados que você deve ter em eventos desse tipo.
Mostre quem é!
As suas atitudes ajudam
a construir a sua imagem. Tudo o que você fizer ou falar certamente
refletirá na maneira que será vista no futuro.
Cuidado com a roupa!
A dica mais valiosa é seja
discreta. Esqueça os shorts hipercurtos, os vestidos justos demais ou com
fendas e decotes exagerados, as blusinhas transparentes com sutiã à mostra. Tenha bom senso. A festa é um prolongamento do seu ambiente de trabalho,
não é lugar para expor o corpo deliberadamente.
Isso pode causar constrangimentos e assédios desnecessários e inadequados.
Evite bebidas!
Se quiser tomar algo alcoólico,
vá com calma. Se for beber, beba pouco de modo a se manter totalmente
consciente e dona de seus atos.
Mantenha distância!
Caso não esteja interessada em algum colega de trabalho (mas sabe que tem
alguém interessada e você), evite ficar sozinha. Isso criará um constrangimento
para aquele tipo mais atiradinho, que só aguarda uma chance para abordagem.
Caso não funcione, seja a mais honesta possível, sem ser grosseira, e mantenha
o dito cujo no lugar dele.
Respeite o chefe!
Lembre-se que ele sempre vai ser o seu superior hierárquico, porém é
neste tipo de evento, mais descontraído, que você tem a oportunidade de se
aproximar dele mais informalmente e conversar sobre assuntos diversos, criando
um relacionamento que no dia a dia de trabalho não é permitido.
Esqueça o marketing pessoal!
Com certeza, a festa de aniversário da
empresa não é o momento de conseguir uma promoção ou pedir aumento. Aliás,
evite falar de trabalho. Aproveite o momento para conversar, fortificar laços,
conhecer pessoas de setores diferentes do seu ou de outras unidades da empresa.
Dispense grupinhos!
Fazer uma social é fundamental e faz parte da
festa. Procure circular e conversar com outras pessoas fora do seu grupo,
mas nada de falar mal de alguém, nem do chefe ou da empresa. Divirta-se, porém,
preserve seu emprego e suas boas relações. Lembre-se que, no dia seguinte, você
terá que encarar colegas e chefes.
Contenha-se nas redes sociais!