Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Masculinidade tóxica

Psicóloga diz que a masculinidade tóxica também afeta homens

A psicóloga Maria Rafart falou sobre esse comportamento

Máxima Digital Publicado em 26/06/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Psicóloga diz que a masculinidade tóxica também afeta homens - Divulgação
Psicóloga diz que a masculinidade tóxica também afeta homens - Divulgação

O conceito de masculinidade tóxica encerra uma noção estereotipada do que seja “ser homem”, causando malefícios. De acordo com a psicóloga Maria Rafart, comportamentos como objetificação de mulheres, traições contínuas, valorizar mulheres apenas pela beleza e juventude, estão entre aqueles mais apontados como sendo de masculinidade tóxica.

"Em terapia, muitos homens relatam sofrer com esses comportamentos muitas vezes impostos pela cultura, porque sentem que, se por um lado desejam ter uma família e permanecer fiéis a este projeto, por outro lado, são arrastados pelos comportamentos de traição e novas conquistas que tiveram durante toda uma vida", iniciou.

A especialista continuou: "Esta contradição também leva a sofrimento, seja por parte da mulher que tem um homem que esse comporta assim, seja ele mesmo".

A psicóloga afirmou que o comportamento masculino de curtir mulheres de biquíni nas redes sociais tem sido frequente queixa em seu consultório.

"Boa parte das brigas de muitos casais é centrada no comportamento virtual típico da masculinidade tóxica: homens que, mesmo comprometidos, não resistem a perfis e fotos de mulheres insinuantes, culminando também em paqueras virtuais – uma total objetificação da mulher, que causa feridas gigantescas em suas parceiras", disse.