Rita von Hunty e Tom Grito estarão no Clube do Livro CCBB
CCBB-RJ escolhe obra para Clube de Leitura focada em Literatura e Identidade de Gênero
Ezatamentchy Publicado em 06/06/2024, às 11h06
Nos dias 6 e 7 de junho, o público terá a oportunidade de participar da escolha do livro que será debatido no Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro (RJ), cujo tema para julho de 2024 é "Literatura e Identidade de Gênero". A votação será realizada no perfil do CCBB RJ no Instagram (@ccbbrj), onde os seguidores poderão escolher entre os livros "Antes que seja tarde para se falar de poesia" e "Eu sei como sair vivo disso", ambos do autor Tom Grito.
O tema deste mês visa promover a reflexão sobre a complexidade da representatividade na arte, especialmente na literatura. A curadora e mediadora do Clube, Suzana Vargas, questiona: “A criação de histórias, poemas e outros textos literários depende do gênero de quem fala? Em outras palavras, de que modo a identidade de gênero reflete e determina a criação?”
O evento busca também estimular o debate sobre a diversidade durante o mês do Orgulho LGBTQIAPN+, incentivando a leitura e a reflexão sobre o mercado editorial. O encontro presencial está marcado para o dia 10 de julho de 2024, na segunda quarta-feira do mês, no CCBB Rio de Janeiro.
Para aprofundar a discussão sobre literatura e diversidade, o evento contará com a participação do autor Tom Grito, da escritora e pensadora Rita von Hunty, e do poeta e jornalista Ramon Nunes Melo. Suzana Vargas destaca que cada um dos convidados desenvolve uma literatura que reflete a complexidade da experiência humana, abordando temas como raça, gênero, orientação sexual, e muito mais. "O que mudou na contemporaneidade?", pergunta Vargas, ao explorar como a literatura pode refletir essas mudanças.
"Estou feliz por garantir uma reflexão enriquecedora com essas presenças e a participação especial de Ramon Nunes Melo. O Clube é uma excelente oportunidade para pensarmos juntos e compreendermos mais amplamente o momento atual da arte e da literatura," afirma Suzana Vargas.
Sobre os livros Antes que seja tarde para se falar de poesia: Originalmente publicado sob o nome de Letícia Brito, este livro foi relançado em 2023 por Tom Grito, após o autor assumir sua identidade masculina. A obra mantém o texto original e traz poemas que refletem o cotidiano contemporâneo de forma intensa e visceral, conforme descrito por Marcelino Freire.
Eu sei como sair vivo disso: Publicado em 2023, reúne textos orais de Tom Grito, incluindo poemas longos, cartas e bilhetes trocados com outros poetas. A obra questiona a própria poesia como um "não lugar" em termos de sobrevivência material e inclui reflexões sobre a pandemia e a vida como poeta.
O encontro com Tom Grito, Rita Von Hunty e Ramon Nunes Mello será no dia 10 de julho de 2024, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2024 é patrocinado pelo Banco do Brasil, e os vídeos dos encontros ficarão disponíveis no canal do BB no YouTube. O projeto continua até dezembro de 2024, com sessões anteriores já disponíveis online.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade