Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Saiba mais

Antes de adoecer, o corpo fala: Veja as dicas de Fernanda Fernandes para prevenir problemas

Com a ajuda da especialista em longevidade e autora do livro “A Fonte da Juventude”, aprenda a como transformar a sua saúde com pequenas mudanças

Manuela de Azevedo, sob supervisão de Isabelly de Lima Publicado em 04/04/2025, às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A naturopata nutrologista Fernanda Fernandes dá dicas para o melhoramento do corpo - Divulgação
A naturopata nutrologista Fernanda Fernandes dá dicas para o melhoramento do corpo - Divulgação

Você já parou para pensar que alguns sintomas não são o início de um problema, mas sim o último alerta de algo que começou a se desequilibrar muito antes? Cansaço constante, oscilações de humor, insônia leve, queda de cabelo, alterações intestinais ou até mesmo falta de entusiasmo, muitos desses sinais são facilmente ignorados, tratados como “normais da idade”.

O corpo não adoece de um dia para o outro. Esses sinais sutis revelam disfunções silenciosas, como desequilíbrios hormonais, inflamações, deficiências nutricionais ou sobrecargas emocionais, que, se ignoradas, podem evoluir para certas doenças.

A naturopata nutrologista, especialista em longevidade e autora do livro “A Fonte da Juventude”, Fernanda Fernandes, conta que um dos maiores erros é esperar pelo sintoma gritante para cuidar de si. O verdadeiro cuidado começa na escuta atenta dos sinais silenciosos. Confira os truques que farão uma mudança significativa, de forma rápida e simplificada.

Dicas naturais e acessíveis

Pequenas ações, feitas com constância, são mais poderosas do que soluções imediatistas. Como por exemplo, a respiração consciente. É necessário fazer uma pausa de 5 minutos por dia para oxigenar o corpo e acalmar a mente.

Além disso, a suplementação estratégica pode ser um aliado. Suplementar vitaminas, minerais e compostos bioativos que supram carências individuais é essencial, mas claro, com orientação.

Movimentações diárias fazem a diferença. Não precisa ser só academia. Caminhar, dançar, alongar já mudam a química do seu corpo. Além de tudo, o contato com a luz natural logo no período da manhã, é essencial para regular hormônios e até mesmo garantir mais energia

Priorizar alimentos vivos, integrais e que nutrem, mas não aqueles que apenas preenchem. E um dos principais, a rotina noturna com higiene do sono, é uma arma poderosa para o rejuvenescimento e de forma gratuita.

A juventude não está na idade, está no funcionamento interno. Está na forma como o corpo é nutrido, como a mente é respeitada e claro, no funcionamento da saúde.