Belo Horizonte recebe a primeira edição da Parada Negra LGBT+
Concentração está marcada para às 14h, na Praça Sete, no centro da capital mineira
Ezatamentchy Publicado em 23/05/2024, às 12h51
A cidade de Belo Horizonte (BH) sediará, no sábado, 25, a primeira edição da Parada Negra LGBT+, com concentração marcada para às 14h, na Praça Sete, no centro da capital mineira. Organizado pela Rede Afro LGBT-MG, o evento quer destacar a interseccionalidade entre as pautas raciais e LGBT+, promovendo uma discussão racializada sobre os desafios enfrentados.
Após a concentração, um carro de som seguirá pela Avenida Amazonas em direção à Rua Guaicurus. Durante o percurso, blocos de carnaval como Angola Janga, Samba da Meia Noite, Abalô-caxi e Afoxé Bandarerê participarão da mobilização. Na Rua Guaicurus, grupos de dança, drag queens e DJs se apresentarão até as 22h, horário previsto para a dispersão.
O tema de estreia, "Do Erê ao Ancestral", chama a atenção para a violência contra pessoas negras.
A escolha da data do evento é simbólica, pois 25 de maio é o Dia Mundial da África.
Thiago Santos, coordenador estadual da Rede Afro e membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), afirma que a expectativa é consolidar uma agenda anual do movimento, dialogando com pessoas que desconhecem as pautas e orientando políticas públicas para essa população.
"O mês de maio é o mês de combate ao racismo, então tem uma programação do movimento negro. Quando começamos essa articulação, fizemos com o movimento negro, LGBT e juventudes", conta.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade