Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / CULTURA

Desafios e conquistas de um cantor com deficiência no mercado musical

O cantor Gio Elefante compartilha suas dificuldades e destaca a importância de mais espaço na mídia para artistas PCDs

Ezatamentchy Publicado em 10/07/2024, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Só assim conseguiremos mudar o cenário atual e mostrar que o talento não conhece barreiras.” - Divulgação
"Só assim conseguiremos mudar o cenário atual e mostrar que o talento não conhece barreiras.” - Divulgação
Gio Elefante, com seu sotaque nordestino e voz marcante, está rompendo barreiras no mercado musical. Como pessoa com deficiência (PCD), ele enfrenta desafios únicos em sua carreira, mas continua determinado a conquistar seu espaço e inspirar outros artistas PCDs. Gio se junta a nomes como Stevie Wonder, Andrea Bocelli, Herbert Vianna, João Carlos Martins e Tony Melendez, que se destacaram pelo talento.

Desde cedo, Gio Elefante percebeu que sua paixão pela música seria sua trajetória, mas as referências de artistas PCDs eram quase inexistentes, retardando o início da sua carreira. “A invisibilidade dos corpos não normativos me fez acreditar que não era possível ocupar meu lugar nesse cenário,” afirma.

Apesar dos obstáculos, Gio Elefante tem conquistado admiradores, provando que a deficiência é apenas uma de suas características. Sua voz encanta os ouvintes, e sua criatividade destaca suas composições. No entanto, Gio acredita que ainda há pouco espaço para a arte feita por PCDs: “É preciso sair de um espaço estereotipado e capacitista para que a arte produzida por nós seja vista em sua essência.”
“A invisibilidade dos corpos não normativos me fez acreditar que não era possível"

Atualmente, as discussões sobre minorias têm ganhado destaque, e a mídia desempenha um papel fundamental na inclusão e promoção da diversidade: “Apesar de termos avançado, existe um olhar viciado que coloca o PCD em um lugar estereotipado e reducionista. É preciso que a arte abranja nossa complexidade. Precisamos de mais visibilidade, mais oportunidades,” afirma Gio.

Gio deseja que a nova geração de artistas tenha mais referências PCDs. “Quero que minha trajetória inspire outros a perseguirem seus sonhos, independentemente das dificuldades.” O cantor destaca a importância de iniciativas que promovam a inclusão e a acessibilidade no setor cultural. “Precisamos de eventos, shows e programas de TV que tragam protagonismo aos artistas PCDs. Só assim conseguiremos mudar o cenário atual e mostrar que o talento não conhece barreiras.”
Посмотреть эту публикацию в Instagram

Публикация от Máxima (@sitemaxima)


Em um novo projeto solo, o artista pernambucano Gio Elefante lança no próximo dia 26 de julho de 2024 o clipe de “Meu Desenho” e marca o lançamento do álbum “Eu Sou GioElefante”. Dividido em três partes, poeticamente chamadas de “atos”, o projeto conta com dez músicas e dois “entreatos”. O primeiro é “Algumas histórias de ontem”, seguido por “Paula” e, para encerrar, “O fim é o começo”. A faixa “Te amo que só” já foi lançada, e o clipe está disponível no YouTube, enquanto a música pode ser encontrada em todas as plataformas.

Por Ezatamentchy