Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / DIREITOS

Justiça da Coreia do Sul confirma direito de casal gay

Decisão sobre cobertura conjugal no sistema público de saúde cria expectativas sobre casamento igualitário no país

Ezatamentchy Publicado em 22/07/2024, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Eu não pude acreditar quando ouvi a decisão." - Reuters/Reprodução
"Eu não pude acreditar quando ouvi a decisão." - Reuters/Reprodução
O Supremo Tribunal da Coreia do Sul decidiu que casais do mesmo sexo têm direito à cobertura conjugal no sistema público de saúde. A decisão, tomada em 18 de julho, marca o primeiro reconhecimento legal da união entre pessoas do mesmo sexo no país. A decisão validou um veredicto do Tribunal Superior de Seul, que havia revertido a decisão de um tribunal inferior.

Em 2021, So Sung-wook processou o Serviço Nacional de Seguro de Saúde após a suspensão dos benefícios de seu parceiro, Kim Yong-min, registrado como dependente. A mudança ocorreu quando funcionários descobriram que eles eram um casal formado por dois homens. Inicialmente, o tribunal inferior decidiu a favor do órgão público, mas a corte superior reverteu essa decisão em favor de So e Kim.

Kim Yong-min expressou sua alegria após o veredicto: "Eu não pude acreditar quando ouvi a decisão. Fiquei extremamente feliz e comecei a chorar". Ele destacou a necessidade de continuar lutando pela legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O chefe de justiça da Suprema Corte, Jo Hee-de, afirmou que negar benefícios ao casal constitui discriminação com base na orientação sexual, mesmo que a lei nacional de seguro não mencione especificamente uniões do mesmo sexo. Ele descreveu a prática como uma violação grave da dignidade, do valor humanos, do direito à felicidade, da liberdade de privacidade e do direito à igualdade perante a lei.
Por Ezatamentchy