Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / MUNDO

Mudança de sede do X: Lei LGBT+ na Califórnia é o estopim para Elon Musk

CEO da Tesla transfere SpaceX para Starbase e ex-Twitter para Austin após nova legislação

Ezatamentchy Publicado em 18/07/2024, às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A motivação de Musk é a legislação LGBT - Reprodução
A motivação de Musk é a legislação LGBT - Reprodução
Elon Musk anunciou que a SpaceX e a rede social X, antiga Twitter, mudarão suas sedes da Califórnia para o Texas. A decisão foi motivada por descontentamento com a nova lei de identidade de gênero da Califórnia, que proíbe escolas de divulgarem informações sobre a orientação sexual ou identidade de gênero dos alunos aos pais.

A nova legislação, assinada pelo governador Gavin Newsom, aumentou a tensão entre Musk e o governo californiano. “Esta é a gota d’água. Devido a esta lei e outras anteriores que atacam famílias e empresas, a SpaceX mudará sua sede de Hawthorne, Califórnia, para Starbase, Texas”, afirmou Musk online. Ele também confirmou a transferência da sede da X de São Francisco para Austin.

O governador Gavin Newsom reagiu rapidamente, postando uma captura de tela de uma publicação de 2022 de Donald Trump, na qual o ex-presidente ridicularizava Musk por supostamente pedir ajuda para seus projetos.

Além dessa troca pública de acusações, um distrito escolar do sul da Califórnia (Chino Valley) entrou com uma ação judicial contra o estado, desafiando a nova política de identidade de gênero. O distrito argumenta que a comunidade escolar não deve esconder informações dos pais, que têm o direito constitucional de saber o que seus filhos fazem na escola.

A motivação de Musk é a legislação LGBT, mas desde 2015, quase 300 empresas mudaram suas sedes da Califórnia para o Texas, com mais da metade dessas transferências ocorrendo nos últimos anos, segundo o "Financial Times". No início deste ano, Musk transferiu a sede legal da Tesla para o Texas após um tribunal em Delaware rejeitar seu pacote salarial de 56 bilhões de dólares, e a sede jurídica da Neuralink de Delaware para Nevada.

Por Ezatamentchy