Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / CULTURA

Museu do Folclore no Rio encanta com exposições de raiz

Tente não ficar horas assistindo aos artistas manipulando seus bonecos. Tente não se encantar com as expressões das crianças que o assistem. Tente não voltar a ser criança você também.

Ezatamentchy Publicado em 21/06/2024, às 16h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Museu fica ao lado do metrô Catete - Hélio Filho
Museu fica ao lado do metrô Catete - Hélio Filho

Se você vai seguir nossa dica maravilhosa de visita ao ressignificado Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), não deixe de conferir também a fofura, a diversão, a potência e a importância do Museu de Folclore Edison Carneiro, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). A entrada é gratuita.

A exposição é encantadora, literalmente. Tente não ficar horas assistindo aos artistas manipulando seus bonecos. Tente não se encantar com as expressões das crianças que o assistem. Tente não voltar a ser criança você também. Tente, mas não vai conseguir.


O Museu desperta em quem visita uma doçura que a vida dura nos tira, traz de volta o lúdico, resgata a simplicidade da diversão, a luminosidade do sorriso. Tudo isso valorizando e espalhando a riqueza do folclore em cordéis, fotografias, xilogravuras e vídeos formando uma viagem ao centro folclórico brasileiro.

“Desde as artes em materiais descartáveis do mineiro Willi de Carvalho até as figuras em barro da pernambucana Carmélia; da família Zé Caboclo à pintura da cearense Ermelinda: todas estão em exposição e à venda no espaço de comercialização da Sala do Artista Popular (SAP). Venha visitar e, quem sabe, se inspirar e levar algo para celebrar também neste mês!”, convida o Museu.


Em cartaz na Sala do Artista Popular, há ainda a exposição “Tkai wamsrē, wanõr tê dasiwawē: barro, nosso parente ancestral”, até o dia 28 de julho.

Museu de Folclore Edison Carneiro: Rua do Catete, 179, Catete – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3032.6052
Horário de funcionamento: segunda-feira: fechado. Terça à sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.

Por Ezatamentchy