Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / COLUNAS

O incrível trajeto musical de Rosania Rocha

O lançamento de “Yeshua Hamashia” marca uma recente viagem em pleno conflito Israel-Palestina

Ezatamentchy Publicado em 13/05/2024, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosania Rocha é cantora e pastora sênior - Divulgação
Rosania Rocha é cantora e pastora sênior - Divulgação
Por Artur Vieira*
Com uma trajetória musical com mais de 25 anos onde coleciona vários sucessos, a mineira de 51 anos assumidamente lésbica Rosania Rocha é cantora e pastora sênior (ao lado da esposa Lanna Holder) da maior igreja LGBT+ do Brasil; a Comunidade Cidade de Refúgio, que têm mais de 5 mil membros, um suntuoso templo em São Paulo capital e mais de 20 igrejas filiais esparramadas pelo País, sem falar também na igreja em Lisboa, Portugal.  
Mas hoje aqui não venho contar os notórios feitos que esse casal de pastoras evangélicas inclusivas tem feito há quase duas décadas no Brasil. Não, esse é um assunto para outro dia, hoje vamos falar da sólida trajetória musical de Rosania. 
Numa breve pesquisa pude constatar que nas plataformas musicais como Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music são em média 10 mil pessoas que escutam diariamente suas canções. Sem falar no YouTube, onde seus vídeos já alcançaram mais de 700 mil views. Ela é sem dúvida a maior referência musical gospel LGBT+ do nosso Brasil e tem se dedicado com uma notável excelência em qualidade aos seus projetos lançados, arrebatando um significativo número de fãs do seu trabalho. 
Rosania: trajetória musical com mais de 25 anos
Terra Santa
Em recente viagem a Israel (logo nos primeiros dias do conflito com a Palestina), Rosania liderava ao lado da esposa um grupo de pessoas para aprender e estudar a respeito dos feitos bíblicos narrados naquelas regiões. Foi então que se deu início o conflito; e o resultado dessa aventura de medo e gratidão por nada acontecer a elas e ao grupo foi nascer a canção e também o clipe “Yeshua Hamashia” (que significa Jesus Cristo, O Messias). O lançamento oficial será no dia 19 de maio. 
“ A canção nasceu de forma natural, foi dos meus momentos devocionais, daquilo que eu falo e converso com Deus”, completa Rosania. 
Esse é o primeiro clipe no estilo ao vivo gravado pela artista, e teve participação direta e intensa de toda sua comunidade de fé, onde uma multidão de pessoas participaram da gravação ao vivo do clipe em São Paulo e transmitem no vídeo essa explosão de sentimentos e energia que a canção traz, cheia de autenticidade e esperança. Para Rosania, tudo isso só foi possível acontecer devido ao apoio e suporte que sua igreja tem lhe dado ao longo dos anos. 
“O diferencial desse meu novo trabalho é a soma de todas as fases que eu venho construindo ao longo dos anos; mas em especial a minha maturidade não só artística, mas espiritual também. “
E parece que a cantora encontrou mesmo a fórmula do sucesso em propagar a sua arte musical, ela tem cativado os corações não apenas dos fiéis de sua igreja como também de várias pessoas da comunidade LGBT+, já que sempre levanta a bandeira da inclusão e contra a homofobia religiosa. 
Seu novo trabalho conta com a produção de Rick Azevedo e parceria criativa também com Fabio Fagundes, maestro e musicista. Para a cantora, a soma desses talentos ao seu lado e seu público que tanto acredita em seu trabalho são as ferramentas que fomentam e a impulsionam a explorar camadas ainda mais altas da sua capacidade como mulher, cantora e pregadora do evangelho. 

*Artur Vieira é um cristão, gay e jornalista que trabalha com o público LGBT+ desde 2013 na internet com o perfil @devoltaaoreino  

Por Ezatamentchy