Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / DIREITOS

ONU celebra o 17 de Maio e chama atenção para violência

Novas leis estão a codificar velhos preconceitos, a explorar medos e a alimentar o ódio, diz a entidade

Ezatamentchy Publicado em 17/05/2024, às 10h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guterres: há uma tendência preocupante na direção oposta - Divulgação
Guterres: há uma tendência preocupante na direção oposta - Divulgação

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou nesta sexta-feira, 17 de maio, mensagem celebrando o Dia Internacional de Combate à Homofobia - mas também chamando atenção para o fato de que alguns passos atrás também foram dados no mundo todo.

"Neste Dia Internacional contra a Homofobia, a Bifobia e a Transfobia, saúdo o trabalho corajoso dos defensores dos direitos humanos das pessoas LGBTIQ+ que lutam para acabar com a discriminação e garantir a igualdade perante a lei", disse António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas.
Ainda segundo a mensagem dele, "no entanto, há uma tendência preocupante na direção oposta. Novas leis estão a codificar velhos preconceitos, a explorar medos e a alimentar o ódio. A criminalização das relações entre pessoas do mesmo sexo tem de acabar, assim como toda a violência, discriminação e práticas prejudiciais contra as comunidades LGBTIQ+".
O secretário-geral garantiu ainda que "neste dia e em todos os outros dias, vamos comprometer-nos a construir um mundo de respeito, dignidade e direitos humanos para todos em todo o mundo".
Por Ezatamentchy