Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / CARNAVAL

Rio apresenta hoje samba-enredo sobre a travesti Xica Manicongo

Paraíso do Tuiuti mostra a sinopse “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, do carnavalesco Jack Vasconcelos

Ezatamentchy Publicado em 13/05/2024, às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução
Nesta segunda-feira, dia 13 de maio, às 19h, o Paraíso do Tuiuti, no Rio de Janeiro, apresentará a sinopse do enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, do carnavalesco Jack Vasconcelos, para o Carnaval 2025. A leitura será durante o evento “Tutu de Preto Velho”, tradicional na agremiação de São Cristóvão.
Além da apresentação do enredo, os segmentos da escola irão se apresentar e haverá uma roda de samba com T do Tuiuti. A entrada será gratuita.
Jack Vasconcelos destaca: “Xica Manicongo foi a primeira travesti não indígena do Brasil. Trazida sequestrada da região do Congo, pertencente à categoria das quimbandas de seu povo, sua expressão de gênero era lida pelo colonizador como feminina. Xica representa a luta das travestis brasileiras pelo direito à memória e reconhecimento e por isso é importante homenagear sua luta e existência”.
Considerada a primeira travesti do Brasil, Xica foi uma pessoa escravizada que viveu em Salvador e trabalhou como sapateira na Cidade Baixa, segundo registros de documentos oficiais arquivados em Lisboa, Portugal.
Seu sobrenome, Manicongo, era um título utilizado pelos governantes no Reino do Congo para se referir aos seus senhores e às suas divindades. Dessa forma, podemos então traduzir o nome dela como “Rainha ou Realeza do Congo”.
Tutu de Preto Velho com leitura da sinopse para o Carnaval 2025
Segunda-feira, 13 de maio
A partir das 19h
Campo de São Cristóvão, nº 33, São Cristóvão – RJ
Entrada gratuita