Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / PARADAS

Tailândia celebra primeiro Orgulho LGBTI+ após legalização do casamento

Desfile em Banguecoque marca uma nova era de igualdade e amor

Ezatamentchy Publicado em 03/07/2024, às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desfile foi o primeiro pós-legalização - Reprodução
Desfile foi o primeiro pós-legalização - Reprodução
Milhares de tailandeses desfilaram em Banguecoque no domingo, 30, para celebrar o Orgulho LGBTI+, o primeiro após a aprovação da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, prevista para entrar em vigor até o fim do ano. "Junto-me às celebrações deste mês da igualdade porque acredito no amor igualitário. Este junho é diferente, pois na Tailândia aprovamos o casamento igualitário", afirmou o primeiro-ministro Srettha Thavisin em mensagem na rede social X.

Agitando uma bandeira com as palavras "amor, igualdade e paz", o governante conduziu um dos carros alegóricos que percorreram as ruas da capital para comemorar o evento. Durante junho, Banguecoque e outras cidades tailandesas organizaram colóquios, exposições e eventos para celebrar o mês do Orgulho LGBTI+.
Primeiro-ministro participou de eventos LGBT+ ao longo de junho
A lei, que deverá entrar em vigor no final de 2024, introduz a designação do casamento como união entre "duas pessoas" em vez de "um homem e uma mulher". Além disso, altera o estatuto jurídico de "marido e mulher" para "um casal", sem especificar o gênero.
Em 18 de junho, a Tailândia tornou-se o primeiro país do Sudeste Asiático e o terceiro da Ásia, após Taiwan e Nepal, a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
A nova legislação garante aos casais LGBTI+ os mesmos direitos dos casais heterossexuais, incluindo herança, benefícios fiscais e adoção de crianças. A Tailândia também manifestou interesse em sediar o Orgulho Mundial em 2030.
Por Ezatamentchy