O atleta britânico gay encerra sua carreira olímpica aos 30 anos, após conquistar medalha de prata
O mergulhador britânico Tom Daley, ícone queer, anunciou sua aposentadoria do esporte após sua participação nas Olimpíadas de Paris em 2024. Aos 30 anos, o atleta, que acumulou cinco medalhas olímpicas ao longo de sua carreira, marcada pela visibilidade LGBT+, afirmou em entrevista à Vogue britânica que este é "o momento certo para encerrar o dia".
Daley, que começou a competir aos sete anos de idade, descreveu como foi subir no trampolim pela última vez: "Foi emocionante no final, lá em cima na plataforma, saber que seria meu último mergulho competitivo. Mas eu tenho que tomar essa decisão em algum momento, e parece que é o momento certo".
Sua decisão de se aposentar veio após conquistar a medalha de prata no evento de mergulho sincronizado masculino de 10 metros, ao lado de seu parceiro Noah Williams. Durante a cerimônia de premiação, Daley subiu ao pódio segurando uma toalha com estampa de arco-íris, um símbolo de orgulho LGBTQIA+.
Daley, que também é conhecido por sua habilidade em crochê, já havia conquistado uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio 2020 com seu então parceiro Matty Lee, além de três medalhas de bronze em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.
Por Ezatamentchy