Nossas expectativas enfim foram realizadas: o filme brasileiro e a atriz Fernanda Torres foram indicados à maior premiação de cinema do mundo
O Brasil retorna com força à cerimônia principal do Oscar. O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi anunciado nesta quinta-feira, 23, como indicado em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.
A premiação ocorrerá em 2 de março, e esta marca histórica é a primeira vez que uma produção brasileira disputa o prêmio de Melhor Filme.
Além disso, a atriz Fernanda Torres recebeu sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, quebrando um jejum de 26 anos sem uma brasileira concorrendo a essa categoria. A última artista do país a alcançar essa indicação foi Fernanda Montenegro, em 1999.
O filme também faz história ao ser o primeiro brasileiro desde “Central do Brasil” (1999) a disputar a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro. Recentemente, o documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, foi indicado como Melhor Documentário em 2020, e a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, esteve na disputa de Melhor Animação em 2016, mas perdeu para “DivertidaMente”.
“Ainda Estou Aqui” teve sua estreia internacional no Festival de Veneza de 2024, onde conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. No circuito de premiações, Fernanda Torres foi também premiada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association e Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro, onde revelou estar surpresa e feliz apenas pela indicação.