Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / ESPORTES

Justiça dos EUA notifica torneio de surf para permitir mulher trans

A decisão foi emitida pela Comissão Costeira da Califórnia (CCC), responsável pela gestão das praias

Ezatamentchy Publicado em 10/05/2024, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sasha Jane Lowerson, da Austrália, não seria permitida a competir - Reprodução
Sasha Jane Lowerson, da Austrália, não seria permitida a competir - Reprodução

As autoridades do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, notificaram a organização de um torneio de surfe para que ele inclua em sua programação de competidora uma mulher trans - na competição feminina - sob pena de violar a legislação estadual.

A decisão foi emitida pela Comissão Costeira da Califórnia (CCC), responsável pela gestão das praias ao longo dos 1.800 quilômetros da costa do estado. De acordo com a CCC, o campeonato "não pode discriminar com base no gênero".

Anteriormente, a organização do torneio havia anunciado que Sasha Jane Lowerson, da Austrália, não seria permitida competir no Huntington Beach Longboard Pro. A decisão tem gerado debate e provocado reações na Califórnia.

Lowerson havia entrado na divisão feminina da competição do último sábado em Huntington Beach, ao sul de Los Angeles. Ela disse que se apresentou porque as regras estabelecidas pela Associação Internacional de Surf (ISA) permitem que mulheres transgênero possam competir se atenderem a certos critérios em relação aos níveis de testosterona.
“Fiquei realmente desapontada e surpresa [por ter sido excluída]”, disse ela à BBC. "Você não pode escolher o livro de regras a dedo. Se for usar o livro de regras, use-o inteiro."
Todd Messick, cuja American Longboard Association organiza a competição, anunciou no dia 25 de abril que a competição não permitiria que mulheres trans competissem na divisão feminina, dizendo que queria "oferecer condições iguais para todos os atletas".
Por Ezatamentchy